4ª Feira Nacional da Reforma Agrária. Foto: Priscila Ramos

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) prepara uma extensa programação cultural para todos os públicos, durante a 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, que ocorrerá entre os dias 8 a 11 de maio das 8h às 21h, no Parque da Água Branca, na capital paulista.

A Feira vai contar com uma ampla programação cultural e artística gratuita ao longo dos 4 dias de duração, com 35 atrações de música, teatro, cinema, intervenções visuais, literatura e tantas outras linguagens artísticas que se encontram com a luta pela terra, a soberania alimentar e a dignidade dos povos do campo e da cidade. O evento conta com 3 palcos com atividades diversas de shows e manifestações culturais, ao todo, cerca de 300 artistas passarão pelo evento.

Na noite de abertura da Feira, o Palco Arena receberá das 19h às 21h30, os shows de Xangai e Almir Sater; na sexta-feira (9) no mesmo horário, estão previstas as apresentações de Tereza Cristina e Djonga; no sábado (10), será a vez de Maciel Melo e Carlos Santana; e na noite de encerramento no domingo (11), são esperados uma gama de artistas para uma grande celebração da cultura popular brasileira com o Festival Terra, Arte e Pão, com a presença de Arnaldo Antunes, Fat Family, FBC, Catto, Marina Lima e Paulinho Moska.

“A Feira da Reforma Agrária é uma grande festa da Cultura Popular Brasileira, durante o dia a programação estará permeada de intervenções artísticas. Pelo Chão do parque encontraremos teatro, cortejos, além de grupos das culturas populares tradicionais. No Palco Terra e Palco Arena se apresentam artistas de toda a diversidade musical brasileira, de norte a sul, da roda de samba, do RAP às modas de viola”, Carla Loop, da coordenação nacional do Coletivo de Cultura do MST.

4ª Feira Nacional da Reforma Agrária. Foto: Matheus Alves

Feira traz a diversidade da cultura camponesa para São Paulo

Há dez anos acontecia a 1ª Feira Nacional da Reforma Agrária, no mesmo local onde ocorre a 5ª edição, e onde permaneceu por todo esse período, se expandindo a cada edição. Com tudo, hoje se pode dizer, que a Feira do MST é um patrimônio da tradição cultural camponesa no coração de São Paulo.

Neste ano, a Feira trás para a ofertar à população de mais de 500 toneladas de alimentos saudáveis e 1.800 tipos diversos de produtos, incluindo alimentos in natura e beneficiados, trazendo para o público em geral, o que há de melhor dos frutos da agricultura familiar e camponesa de acampamentos e assentamentos das áreas de Reforma Agrária de 23 estados e do Distrito Federal, organizadas a partir de coletivos, cooperativas e agroindústrias.

Além da produção de alimentos, o evento contará com shows e manifestações culturais diversas; com a oferta de mais de 100 pratos regionais de todas as grandes regiões do país, no espaço Culinária da Terra; bem como, haverá uma programação de oficinas e seminários; o espaço literário da Expressão Popular; Espaço da Saúde e práticas integrativas; e a área expositiva do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, trazendo a multiplicidade de sementes crioulas e mudas de plantas ornamentais, medicinais e frutíferas.

Confira a Programação completa: https://mst.org.br/especiais/feira-nacional-da-reforma-agraria-2025/

Serviço:

5ª Feira Nacional da Reforma Agrária
8 a 11 de maio das 8h às 21h
Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP.

*Editado por Solange Engelmann

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/05/2025