As federações Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Federação Nacional dos Portuários (FNP) e Federação Nacional dos Trabalhadores em Comércio, Confecções e Vestuário do Brasil (FENCCOVIB) convocaram oficialmente todos os dirigentes sindicais de suas entidades filiadas para participarem de uma Plenária Nacional Conjunta, que acontecerá nos dias 7 e 8 de maio de 2025, em Brasília.

O principal objetivo do encontro será a discussão e deliberação sobre o Projeto de Lei nº 733/25, que tem grande impacto sobre as atividades profissionais das categorias representadas pelas três federações, especialmente no setor portuário. A expectativa é que o encontro reúna lideranças sindicais de todo o país, promovendo um espaço de análise, troca de informações e definição de estratégias conjuntas para enfrentar os desafios impostos pela nova proposta legislativa.

A plenária será realizada em dois locais diferentes. No dia 7 de maio, quarta-feira, o encontro ocorrerá das 9h às 18h no auditório do San Marco Hotel, em Brasília, com o local ainda sujeito à confirmação. No dia seguinte, 8 de maio, quinta-feira, os trabalhos serão retomados das 9h às 14h no Auditório Freitas Nobre, localizado no subsolo do Anexo IV da Câmara dos Deputados, com esse endereço já confirmado pelas entidades organizadoras.

As federações orientam que os dirigentes cheguem à capital federal na terça-feira, dia 6 de maio, para que seja possível realizar reuniões internas preparatórias nas sedes das federações, com o objetivo de alinhar as estratégias que serão apresentadas na plenária. A recomendação é que o retorno dos participantes seja programado para a sexta-feira, dia 9 de maio, a fim de garantir quórum para eventual necessidade de agenda adicional após o encerramento da plenária.

A convocação reforça a importância da presença de todos os dirigentes dos sindicatos filiados, ressaltando que a participação ativa é fundamental para fortalecer a representatividade das categorias envolvidas. “Este é um momento decisivo para alinharmos nossas estratégias e garantirmos que os interesses dos trabalhadores sejam respeitados e defendidos. Contamos com todos para darmos uma resposta forte e unificada ao PL 733/25”, afirmam as federações em nota conjunta.

”]

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/05/2025