Fed mostra mais receio com inflação do que com recessão

Os integrantes do colegiado do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) mostram receio com a possibilidade de um ciclo inflacionário mais duradouro, por conta dos efeitos da política comercial estabelecida pela Casa Branca, mesmo com os alertas em torno de uma eventual recessão.

Segundo a ata da reunião, houve concordância em torno do aumento das incertezas sobre as perspectivas econômicas, “tornando apropriado adotar uma abordagem cautelosa até que os efeitos econômicos líquidos da série de mudanças nas políticas governamentais se tornem mais claros”.

Contudo, os representantes do Fed enfatizaram que não podiam deixar o público começar a antecipar preços mais altos, uma vez que isso dá espaço para as empresas de fato aumentarem os preços – com consequente impacto na inflação.

Por conta dos riscos de uma inflação mais alta e fraco ritmo de crescimento, as autoridades do Fed optaram por uma abordagem cautelosa sobre a taxa juros – o que explica a manutenção dos juros na faixa de 4,25% a 4,5% pela terceira reunião consecutiva.

Quanto ao temor de uma recessão, ele arrefeceu por conta da trégua temporária na guerra comercial que os Estados Unidos travam contra a China, mas tudo indica que a política monetária do Fed deve seguir em modo de espera. 

Com informações do MarketWatch

Artigo Anterior

Entenda a decisão do STF que limita diretórios provisórios de partidos

Próximo Artigo

ICMBio traz dados de sequenciamento genético de 400 espécies da fauna do País

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!