A contagem regressiva já começou: faltam apenas 20 dias para o 6º Congresso Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que será realizado de 7 a 9 de agosto de 2025 (com as delegações chegando no dia 06), no SENAI CIMATEC, em Salvador (BA). O encontro promete ser o maior e mais representativo da história da central sindical, reunindo cerca de mil delegados e delegadas de todas as regiões do país em torno do lema “Desenvolvimento com democracia, soberania e trabalho digno”.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, destacou a importância política e histórica do congresso:

“Esse encontro é o resultado de um intenso processo de mobilização e debate que envolveu milhares de trabalhadores em todo o país. Vamos aprofundar as discussões sobre a conjuntura mundial, os dilemas do movimento sindical e os desafios da classe trabalhadora frente às agressões belicistas e às tentativas de cerco impostas aos povos oprimidos pelo imperialismo estadunidense. Também será um momento de reafirmar os laços de unidade e solidariedade internacional, em especial com o povo palestino e com os nossos irmãos da Venezuela e de Cuba.”

Adilson reforçou ainda a dimensão histórica do evento:

“Estamos trabalhando exaustivamente para realizar o maior e melhor congresso da nossa história. É muito glorificante celebrar essa sexta edição com o reconhecimento da CTB como a segunda maior e mais representativa central sindical do Brasil. Representamos mais de 1.700.000 trabalhadores sindicalizados e, por meio de acordos e convenções coletivas, alcançamos mais de nove milhões de trabalhadoras e trabalhadores.”

Inscrições abertas

A CTB segue com as inscrições abertas para delegados(as), suplentes e observadores(as) que desejam participar do congresso. O pré-credenciamento é obrigatório e deve ser feito via e-mail, com o envio dos dados e o pagamento da taxa de inscrição.

O 6º Congresso Nacional da CTB será um espaço privilegiado para o debate de ideias, a construção de unidade da classe trabalhadora e a reafirmação de compromissos com a democracia, a soberania nacional e os direitos sociais. Salvador, terra de luta e resistência, será o palco dessa grande mobilização sindical.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/07/2025