Falta de segurança e de fiscalização da Sabesp faz mais uma vítima

Dois trabalhadores terceirizados da Sabesp morrem soterrados em Ubatuba, litoral de SP — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A tragédia se repete. Dois trabalhadores terceirizados morreram soterrados nesta segunda (10), durante a instalação de uma rede da Sabesp no bairro Itamambuca, em Ubatuba (SP), Litoral Norte de São Paulo. As vítimas, de apenas 24 e 40 anos, perderam suas vidas em mais um episódio que escancara a insegurança no trabalho e a falta de fiscalização da Sabesp.

Leia também – Terceirização na Sabesp faz mais uma vítima

O Sintaema vem denunciando, desde 2024, que a negligência em fiscalizar as empreiteiras contratadas gera insegurança na Sabesp e isso tem custado caro: a vida dos trabalhadores! A empresa insiste em um modelo de terceirização irresponsável, no qual a redução de custos se sobrepõe à segurança daqueles que garantem o saneamento para a população.

Terceirização: mais risco e menos responsabilidade

Os trabalhadores vitimados não eram funcionários diretos da Sabesp, mas sim de uma empresa terceirizada, o que reforça uma realidade cruel que o Sintaema denuncia há anos: a terceirização precariza, desprotege e mata! Empresas terceirizadas frequentemente operam sem a estrutura adequada, sem fiscalização rigorosa e sem garantir condições seguras para seus funcionários.

Leia também – Terceirização mata | Trabalhador morre durante execução de serviço

Esse não é um caso isolado. Quantos mais precisarão morrer para que a Sabesp assuma sua responsabilidade? Quantos acidentes fatais ainda terão que ocorrer até que a empresa pare de tratar seus trabalhadores como descartáveis? Nada justifica que trabalhadores percam a vida por falhas que poderiam ter sido evitadas.

O Sindicato exige apuração rigorosa das causas do acidente e responsabilização dos envolvidos. É inaceitável que trabalhadores saiam de casa para garantir um serviço essencial e nunca mais voltem para suas famílias.

Leia também – Abril Vermelho | Negligência das terceirizadas da Sabesp causam 2 mortes em menos de 15 dias

O Sintaema seguirá firme na sua luta contra a terceirização, pela primarização do trabalho na Sabesp e com a mobilização para impedir que mais vidas sejam perdidas pela negligência e descaso da empresa.

Não vamos silenciar! Basta de tragédias! Segurança no trabalho é um direito, e nós vamos lutar por ele!

Artigo Anterior

Disputa política trava pacote financeiro de Merz

Próximo Artigo

Encontro de Nikolas com Renato Trezoitão causa revolta entre bolsonaristas

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!