Na madrugada desta segunda-feira (29), morreu o líder popular João da Silva, mais conhecido como Marrom do Pinheirinho, aos 66 anos de idade.

Marrom estava internado há 10 dias para o tratamento de pneumonia, teve diversas complicações e foi transferido para a UTI, no entanto não conseguiu responder ao tratamento. Marrom deixou esposa e sete filhos.

História
João da Silva (Marrom) trabalhou desde os 10 anos de idade na roça com sua família, tendo se mudado para a cidade de São José dos Campos aos 18 anos. Trabalhou nos Correios, na área da construção civil, na metalurgia, entre outros.

Foi do sindicato dos metalúrgicos e do Movimento Urbano Sem Teto (MUST), onde ficou muito conhecido por sua liderança na ocupação do Pinheirinho, que resistiu por 8 anos com mais de 1.800 famílias ocupadas, até sofrer uma reintegração de posse absurdamente violenta em 2012.
Em 2016, conquistaram a regularização fundiária em um território próximo ao que antes era ocupado, bairro chamado hoje de Pinheirinho dos Palmares e onde desenvolvia diversos projetos. Neste ano era pré candidato à vereador pelo PCdoB.

Em nota, o PCdoB manifestou solidariedade aos familiares e filiados ao partido:

NOTA DE PESAR

É com imenso pesar, que recebemos a triste notícia do falecimento do nosso camarada Marrom do Pinheirinho no dia de hoje, em consequência de problemas pulmonares.

João da Silva, o Marrom foi trabalhador rural, trabalhando de sol a sol, desde os 10 até os 18 anos de idade, quando se mudou para a cidade de São José dos Campos. Na cidade, trabalhou em diversos locais, incluindo a construção civil e a metalurgia, sendo na época diretor do sindicato dos metalúrgicos.

Ingressou no movimento comunitário e ajudou a construir e liderar o movimento do Pinheirinho, que foi barbaramente desocupado em 2012.

Nosso camarada seguiu lutando contra as injustiças do capitalismo sem nunca desistir, conquistando em 2016 a criação do bairro Pinheirinho dos Palmares próximo ao local antes ocupado, onde seguiu batalhando por mais direitos.

Lutou a vida inteira pelo direito à moradia, vida digna e de uma sociedade mais justa. Em 2024 era pré candidato a vereador pelo PCdoB SP na cidade.

Lamentamos profundamente e nos solidarizamos com todos os seus familiares e nossos camaradas por sua partida. Mas também levantamos nossas vozes e reafirmamos que seguiremos firmes a luta pela qual Marrom dedicou sua vida!

Marrom do Pinheirinho, presente!

Comitê Estadual do PCdoB SP

INFORMAÇÕES SOBRE VELÓRIO E ENTERRO:

O velório será na URBAM, das 18hs do dia 29/07/2024 às 8:30 do dia 30/07/2024.
Endereço: Rua Ricardo Edwards, 100 · Vila Industrial – São José dos Campos – SP · CEP: 12220-290

De lá, sairá um cortejo às 8h30 para o Cemitério Municipal Morumbi, com enterro previsto para às 9h.
Endereço: Travessa Capitingal, nº 63 – Residencial Gazzo (Jardim Morumbi)

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 29/07/2024