Um levantamento da GloboNews revela que desinformações sobre PIX, Bolsa Família e vacinas estão entre os principais alvos de fake news e foram as mais desmentidas pelo governo Lula. Desde o início do terceiro mandato do petista, em janeiro de 2023, o Planalto já desmentiu 400 notícias falsas por meio da plataforma “Brasil Contra Fake”.
Além desses temas, fake news sobre reforma tributária, novos impostos e o desempenho da economia também circularam amplamente. Algumas envolveram golpes utilizando o nome do governo para fraudes financeiras. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) monitora essas movimentações.
A professora Rafiza Varão, da Universidade de Brasília (UnB), explica que a desinformação se apoia em temas que geram medo e insegurança na população, impulsionando a frequência das “campanhas eleitorais permanentes” nas redes sociais.
Entre os critérios usados pelo governo para decidir quais notícias falsas são desmentidas estão os riscos à vida, à ordem social e à segurança sanitária. Notícias falsas sobre vacinas e covid-19, por exemplo, foram desmentidas pelo menos 23 vezes.
Recentemente, o governo precisou reagir a uma onda de desinformação sobre o PIX. Após mudanças nas regras de monitoramento de transações pela Receita Federal, circulou uma falsa alegação de que o governo criaria uma nova tributação. A pressão foi tão grande que Lula precisou se manifestar, e o caso terminou com o governo recuando da medida.
Uma pesquisa da Quaest, divulgada no dia 27, mostrou que a suposta “regulação do PIX” foi uma das notícias mais negativas associadas ao governo Lula.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link