Boato – Um homem estaria foragido de presídio em Marília após matar mulheres.
Análise
Tem circulado, agora em 2025, nas redes sociais e em aplicativos de mensagens a imagem de um homem acompanhada de um suposto aviso urgente. O texto afirma que se trata de um fugitivo do interior de Marília (SP) acusado de crimes bárbaros: matar, esquartejar e mutilar mulheres.
Segundo a mensagem, ele estaria pedindo comida de porta em porta. Junto ao texto, há uma foto do suposto meliante. Leia abaixo a íntegra do conteúdo compartilhado:
FIQUEM ALERTA: Fiquem todos atentos a este homem da foto, pois ele é um fugitivo do Interior de marilia é muito perigoso. Foi preso por matar e esquartejar mulheres e mutila-las. Anda pedindo comida nas portas. Cuidado!!! Repassem estas informações
Checagem
O conteúdo voltou a circular, mas já foi desmentido no passado. A seguir, vamos responder a três perguntas fundamentais para entender o caso: 1) Alerta sobre fugitivo de presídio do interior de Marília que pede água e mata mulheres é real? 2) Quem é a pessoa da foto sobre a mensagem que fala sobre o fugitivo de presídio do interior de Marília? 3) Quais são os riscos de disseminar mensagens como esta?
Alerta sobre fugitivo de presídio do interior de Marília que pede água e mata mulheres é real?
Não. O alerta é falso e não há registro de qualquer crime nos moldes descritos na mensagem em Marília ou arredores. Essa história é antiga e já foi desmentida pelo Boatos.org ainda em 2016.
À época, não havia nenhuma fonte oficial confirmando a história. E isso continua sendo verdade hoje: nenhuma ocorrência registrada pela polícia confirma a narrativa da mensagem.
Quem é a pessoa da foto sobre a mensagem que fala sobre o fugitivo de presídio do interior de Marília?
A imagem foi usada fora de contexto. Ela já apareceu em versões anteriores do boato associada a crimes em outros estados, como Amazonas e Paraná, mas nunca teve relação comprovada com os crimes citados.
Em um dos casos, a Polícia Civil de Terra Rica (PR) divulgou uma nota oficial desmentindo qualquer envolvimento da pessoa retratada em crimes. A nota, inclusive, mostrava o link do Boatos.org.
Quais são os riscos de disseminar mensagens como esta?
Mensagens como essa causam pânico desnecessário e podem colocar vidas em risco. Além de difamar alguém cuja identidade pode ser facilmente rastreada pela imagem, o conteúdo pode incitar reações violentas contra uma pessoa inocente.
Espalhar esse tipo de boato também prejudica o trabalho das autoridades, que precisam lidar com falsas denúncias e redirecionar recursos para situações inexistentes. Por isso, é fundamental verificar se há confirmação oficial antes de compartilhar alertas desse tipo. Cuidado, pessoal.
Conclusão
A mensagem sobre um suposto fugitivo perigoso que estaria em Marília pedindo comida de porta em porta é falsa. Trata-se de um boato reciclado que já circulou com variações em diferentes regiões do Brasil desde 2016. Não há registros oficiais que sustentem a história, e a imagem usada não está relacionada aos crimes mencionados.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)