O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), futuro líder do partido na Câmara. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A bancada do PT na Câmara dos Deputados prepara um “contra-ataque” ao vídeo do deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) com fake news sobre a taxação de transferências via Pix. O Palácio do Planalto também prepara uma campanha contra a narrativa.

Segundo a coluna de Igor Gadelha no Metrópoles, Lindbergh Farias (PT-RJ), futuro líder do partido na Câmara, gravará um “vídeo resposta” ao bolsonarista. A publicação de Nikolas já superou a marca de 100 milhões de visualizações.

Na gravação, Nikolas chega a dizer que “o Pix não será taxado”, mas sugere que a “vaquinha” para o churrasco poderá ser tributada pelo Imposto de Renda. Ele ainda faz uma série de ataques ao governo federal e afirma: “Se a gente não parar o Lula, ele vai parar o Brasil”.

O presidente Lula e o novo chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Sidônio Palmeira, têm discutido estratégias para enfrentar a desinformação sobre o tema. Eles se reuniram nesta quarta (15) e debateram a criação de uma campanha nacional para esclarecer o caso.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo está tomando “providências criminais” contra quem está espalhando fake news envolvendo as transferências via Pix.

As transferências via Pix tiveram uma queda de 10,9% entre os dias 4 e 10 de janeiro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Banco Central. O número de operações entre as datas foi de 1,25 bilhão.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/01/2025