O presidente Lula (PT) irá se reunir nesta segunda-feira (13) com o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, que assumirá o cargo no lugar de Paulo Pimenta. A posse está marcada para terça-feira.
O encontro ocorre em meio aos esforços do governo para combater fake news relacionadas à suposta taxação do Pix, tema que ganhou destaque após uma instrução normativa da Receita Federal. O secretário de Comunicação Institucional, Laércio Portela, também participará da reunião.
A normativa determina que a Receita Federal receba informações sobre transações financeiras que excedam R$ 5 mil mensais para pessoas físicas, abrangendo não apenas o Pix, mas também TEDs, saques e depósitos. Anteriormente, apenas bancos tradicionais eram obrigados a compartilhar essas informações, mas agora a medida incluirá operadoras de cartão de crédito, fintechs e instituições de pagamento.
Na sexta-feira, Lula gravou um vídeo no qual realizou um Pix para a Arena Corinthians, em Itaquera, São Paulo, como forma de desmentir as informações falsas. Durante a gravação, feita no gabinete presidencial no Palácio do Planalto, Lula reforçou que o governo não planeja cobrar taxas sobre o Pix.
Ele declarou: “Tem uma quantidade enorme de mentiras, desde ontem, em todas as redes sociais, dizendo que o governo vai taxar o Pix. Eu quero provar que é mentira. O governo não vai taxar o Pix. O que nós podemos fazer é fiscalizar para evitar lavagem de dinheiro. Vou doar R$ 1.013 para resolver o problema da dívida do Corinthians. Estou junto com a torcida do Corinthians. Eu acredito no Pix, acredito no governo e nós não vamos taxar.”
Hoje, fiz um PIX para ajudar o Corinthians a pagar sua dívida e aproveitei o momento para desmentir as fake news que estão circulando nas redes sociais. Compartilhe a verdade. O governo não vai taxar as transações via PIX.
🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/P0uyiI0jNA
— Lula (@LulaOficial) January 10, 2025
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também publicou um vídeo na quinta-feira para desmentir as fake news relacionadas ao Pix e a outros supostos impostos que não foram propostos pelo governo.
Ele afirmou que as únicas informações verdadeiras nos conteúdos que circulam nas redes sociais são as relacionadas à tributação de jogos e apostas on-line, que, segundo ele, serão taxados “como qualquer empresa nacional.”
“Imposto sobre o Pix, mentira. Imposto sobre quem quer comprar dólar, mentira. Imposto sobre quem tem animal de estimação, mentira”, destacou.
Deixa a mentira de lado e vamos seguir com o Brasil para frente. pic.twitter.com/3N0wxGkbvv
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) January 9, 2025