Proliferação de memes nas redes sociais mostra que é alvo de ação coordenada da extrema direita

Proliferação de memes nas redes sociais mostra que é alvo de ação coordenada da extrema direita

por [nome do autor]

A extrema direita tem inundado as redes sociais com conteúdos para colar a imagem de “taxador dos pobres” ao ministro da Fazenda, [nome do ministro]. “Taxad”, “Margareth Taxxer” e “Zé do Taxão”, são alguns dos meme que têm viralizado na internet com críticas ao titular da Fazenda e a medidas econômicas do governo federal.

Uma das medidas mais atacadas é a chamada “taxa das blusinhas”, uma emenda ao relatório do Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) que estabeleceu uma alíquota de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50, que antes eram isentas de pagamento de imposto sobre importação.

A proposta, entretanto, era objeto de críticas do presidente [nome do presidente], mas foi aprovada por ampla maioria no Congresso Nacional pois era defendida pelo presidente da Câmara dos Deputados, [nome do presidente da Câmara] e setores da direita, em favor de grandes varejistas brasileiras que pressionaram pela medida.

O cientista político [nome do cientista político], pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), afirma que essa é uma estratégia recorrente da extrema direita nas redes sociais para colocar na conta do governo atual os efeitos de medidas impopulares defendidas por eles próprios.


Memes inundam as redes sociais com críticas ao ministro [nome do ministro] / Redes Sociais

A ação coordenada desses grupos tem conquistado aderência de setores progressistas, inclusive entre grupos que apoiaram o atual governo nas últimas eleições. Para a cientista política [nome da cientista política], pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e autora do livro As Direitas nas redes e nas ruas, isso é produto da própria realidade das pessoas e da incapacidade do Estado em responder às necessidades da população com serviços públicos de qualidade.

Papel da mídia comercial

Para [nome da cientista política], além de aproveitar eventuais vacilos da gestão de governo e da ineficiência do Estado, a extrema direita joga com a opinião pública a partir de estigmas criados sobre governos de esquerda, sempre os associando, ainda que inveridicamente, a uma suposta defesa do aumento de impostos.

Ministro comenta estratégia de redes da oposição

Durante o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que ocorreu entre 11 e 14 de julho em São Paulo, o ministro da Fazenda comentou o que chamou de campanha de “desinformação” e apontou os grupos de extrema direita como responsáveis por essas ações coordenadas.

O que fazer?

Para [nome do cientista político], a comunicação do governo ainda não encontrou uma estratégia efetiva para fazer o enfrentamento à disseminação de desinformação e às ofensivas da extrema direita contra as medidas do governo. Ele defende que é preciso mais investimento em pessoal qualificado e recursos, além de uma estratégia que dê conta da complexidade da atuação desses grupos.

Respostas

Diante da campanha de desinformação, a presidenta do Partido dos Trabalhadores e deputada federal [nome da deputada] saiu em defesa do ministro da Fazenda.

Leia também:

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 18/07/2024