Extremistas apelam à “premonição” de Bolsonaro para tentar lotar a Paulista em novo ato golpista

O ex-presidente Jair Bolsonaro durante depoimento ao Supremo Tribunal Federal nesta terça (10). Foto: Reprodução

Grupos de extrema-direita têm difundido nas redes sociais um trecho de vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro convoca simpatizantes para um ato em 29 de junho, na Avenida Paulista, com o convite: “Mais uma vez eu te convido, no próximo dia 29, domingo, às 14 horas, na Paulista. A luta continua por democracia, por liberdade, por justiça. Compareça.”

A peça de propaganda reutiliza frases de seu discurso num ato esvaziado no Rio de Janeiro para manter viva a mobilização em prol dos golpistas presos por participação após a quebradeiras dos 3 Poderes em 8 de janeiro de 2023.

No evento carioca, Bolsonaro criticou o ministro do STF Alexandre de Moraes, atacou o governo Lula e pediu explicitamente “anistia aos condenados por atos golpistas em 8 de janeiro”. O vídeo agora compartilhado destaca seu apelo dramático: “Se algo na covardia acontecer comigo, continue lutando. Eu vou ser um problema para eles, preso ou morto. Mas eu deixo acesa a chama da esperança da libertação do nosso povo.”

A reedição desse fragmento chega em meio a esforços para recrutar manifestantes que carreguem bandeiras de “liberdade” e exijam perdão legal aos apoiadores que invadiram os prédios públicos. Ao associar sua própria segurança à causa, Bolsonaro reforça o caráter existencial dessa militância: “Eu tenho paixão pelo meu Brasil. Se algo na covardia acontecer comigo, não tenho obsessão pelo poder.”

Os organizadores da chamada virtual apostam no tom de heroísmo e sacrifício para atrair público: o ex-presidente pede que seguidores mantenham a “chama da esperança” e recorda que “o Brasil é um país fantástico. Aqui é a terra prometida. Aqui é a terra de Deus.”

Ao misturar referências messiânicas com convocação política, a mensagem visa galvanizar uma base fiel em torno de uma narrativa de perseguição, tornando ainda mais caótica a luta pelo poder orquestrada pela extrema-direita.

Artigo Anterior

Trump planeja proibir entrada de estrangeiros de mais 36 países nos EUA

Próximo Artigo

Gleisi aciona prefeitos brasileiros em Israel enquanto governo negocia retirada

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!