O deputado Patrus Ananias (PT-MG) conclamou os parlamentares federais, durante pronunciamento no plenário da Câmara nessa terça-feira (22/4), a seguirem o exemplo do Papa Francisco, que sempre demonstrou compromisso com o bem comum e com a justiça social e ambiental. No discurso durante o tempo de Liderança do PT, Patrus prestou homenagem a Francisco ao ressaltar que, além de seu exemplo de vida, o falecido Papa também deixou dois importantes documentos que já entraram para história. O petista citou a encíclica Laudato Si’, que enfatiza a defesa da justiça social e do cuidado com o meio ambiente, e a encíclica Fratelli Tutti, que mostra a importância da política para a promoção do bem comum.
“Cabe a nós políticos aqui presentes, para promovermos o bem comum, para celebrarmos a vida — especialmente a nós cristãos, que professamos Jesus —, neste momento reverenciar o Papa Francisco e reafirmar o nosso compromisso com a vida, com a justiça social e com o bem comum”, afirmou.
Ao ressaltar sua sólida formação cristã e católica, de linha ecumênica, Patrus Ananias disse ainda que o Papa Francisco foi um exemplar seguidor de Jesus Cristo. Ele destacou que isso pôde ser observado durante toda a sua vida, principalmente durante seu pontificado, em sua simplicidade, amor ao próximo, além da defesa dos pobres e marginalizados.
Laudato Si’
Em relação a encíclica Laudato Si’, Patrus Ananias observou que no documento, Francisco trata de questões fundamentais para a humanidade, como o desafio da eliminação da pobreza e da exclusão em todas as suas formas, assim como da proteção do meio ambiente, por meio do cuidado com a “Casa Comum”, o planeta Terra.
“Como uma humanidade que tanto se desenvolveu tecnologicamente e que tanto avançou em tantas áreas do conhecimento convive com 1 bilhão de pessoas passando fome ou vivendo em insegurança alimentar? Todos nós que temos sensibilidade, olhos abertos e ouvidos atentos sabemos da gravidade da questão ambiental. Os nossos rios estão secando, os ecossistemas, sendo destruídos, mas a questão ambiental se manifesta com rigor também nas cidades”, observou Patrus.
O petista lembrou ainda que “a (encíclica) Laudato Si’ faz uma belíssima advertência à humanidade e apresenta caminhos novos na busca de uma solução efetiva para a questão social, a questão dos pobres e dos excluídos e a questão ambiental, as duas questões que convergem como o sentido maior da vida”.
Fratelli Tutti
Sobre esse documento, o parlamentar lembrou que o Papa Francisco apontou a política, feita de forma participativa e democrática, como caminho para resolver os conflitos e promover o bem-estar de todos os seres humanos.
“Sem política, nós não temos o diálogo para resolver os conflitos, para trabalhar as diferenças. É na política que nós construímos a democracia. O Papa Francisco mostra a importância da política referenciando, num texto maravilhoso de Jesus, na passagem do bom samaritano, aquele que se condoeu diante de uma pessoa agredida, marginalizada, excluída”, finalizou Patrus Ananias.
Héber Carvalho