Exclusivo! Exportações brasileiras de café crescem quase 60% nos últimos 12 meses

Essa é mais uma razão para que os preços do café estarem sob pressão no Brasil. A demanda externa pelo café brasileiro nunca foi tão alta. Nos últimos 12 meses até janeiro, as exportações brasileiras de café totalizaram US$ 12,9 bilhões, um aumento de quase 60% sobre igual período do ano anterior.

Em quantidade, o aumento foi menor, de 28%, de maneira que o crescimento na receita se deu por uma mistura de preços mais altos com volume maior. O preço médio do café exportado nos 12 meses até janeiro de 205 foi de US$ 4,47 mil por tonelada, aumento de 24% sobre o ano anterior.

De qualquer forma, as exportações brasileiras de café nos últimos 12 meses, de 2,89 milhões de toneladas, foram as maiores já registradas na história.

Os principais compradores do café brasileiro tem sido União Europeia, Estados Unidos, Rússia e agora a China.

As exportações brasileiras para a China experimentaram um salto impressionante nos últimos 2 anos. O crescimento em 10 anos foi superior a 2000%. Mas nos últimos 12 meses, elas recuaram 33%.

Já para outros destinos, como Estados Unidos, União Europeia e Rússia, as exportações brasileiras de café registraram aumentos impressionantes nos 12 meses até janeiro de 2025, comparação com o ano anterior, de 64%, 72% e 173%, respectivamente!

 

   

 

Artigo Anterior

Mourão questiona imparcialidade do STF 

Próximo Artigo

Relatório Focus faz ajuste na expectativa de inflação

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!