Referência nacional em Cardiologia Intervencionista, o Dr. Lucas Lodi (foto/divulgação) é coordenador do Serviço de Hemodinâmica da Rede Mater Dei de Saúde, mestre e doutor pela Faculdade de Medicina da UFMG. Com sólida formação acadêmica — residência em Clínica Médica e Cardiologia pelo HC-UFMG e especialização no Hospital Felício Rocho — o médico possui um papel essencial no desenvolvimento e na consolidação de protocolos de alta complexidade em cardiologia intervencionista.

Além da atuação assistencial, Lodi também é preceptor da Residência Médica em Cardiologia na Unidade Contorno da rede. Entre 2008 e 2024, coordenou o Serviço de Hemodinâmica do Hospital das Clínicas da UFMG e tem destacada atuação em pesquisa, com foco em cardiopatia valvar e doença coronária, tendo publicado diversos artigos em revistas médicas nacionais e internacionais.

O Serviço de Hemodinâmica da Rede Mater Dei de Saúde é hoje um dos pilares de excelência da instituição. Equipado com tecnologia de ponta, o serviço oferece suporte diagnóstico e terapêutico de altíssima precisão para pacientes com doenças cardíacas, neurológicas e vasculares. Entre os principais procedimentos realizados estão o cateterismo cardíaco, a angioplastia coronariana com implante de stent e as intervenções minimamente invasivas para valvopatias, como o implante percutâneo de válvula aórtica (TAVI) e o reparo transcateter da valva mitral. O serviço ainda é referência no tratamento de embolia pulmonar (aguda ou crônica), através da trombectomia percutânea e da angioplastia pulmonar, de cardiopatias congênitas, como o fechamento da comunicação interatrial (CIA), além da prevenção do acidente vascular cerebral (AVC) com a oclusão do forame oval patente (FOP) e fechamento do apêndice atrial esquerdo.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/04/2025