Ex-ministro bolsonarista do STF ataca ex-colegas após julgamento: “Não têm competência”

Marco Aurélio Mello e Jair Bolsonaro – Foto: Reprodução

O ex-ministro bolsonarista do STF Marco Aurélio Mello criticou o julgamento que tornou o ex-presidente réu por tentativa de golpe. Ele afirmou que não gostaria de ser julgado pela Corte e questionou a “competência” do Supremo para analisar o caso. “A Constituição revela a competência do Supremo. E a competência é de direito estrito, é algo que está na Constituição e nada mais. Mas eles vêm se dizendo competentes para julgar todo mundo”, declarou.

O magistrado também comparou o julgamento do ex-chefe de Estado brasileiro ao do presidente Lula (PT), qu foi julgado na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, mesmo sendo, na época, ex-presidente. “Por que não foi julgado no Supremo?”, questionou.

Reproduzindo o discurso bolsonarista, Marco Aurélio criticou também o julgamento de Débora Rodrigues, que pode ser sentenciada a 14 anos por pichar “perdeu, mané” na estátua em frente ao STF. Ele apoiou o ministro Luiz Fux, que pediu mais tempo para analisar o caso e sinalizou que pode rever a pena.

Luiz Fux falando com expressão séria e gesticulando
O ministro Luiz Fux – Reprodução/Agência Brasil

Primo do ex-presidente Fernando Collor, Marco Aurélio Mello é bolsonarista declarado. Nas eleições de 2022, afirmou que seu voto no segundo turno seria no então presidente.

Na época, chegou a publicar um artigo na revista ConJur defendendo seu posicionamento. Ele elogiou a vitória da base bolsonarista no Congresso e  chamou o ex-vice-presidente Hamilton Mourão de “figura ímpar”.

Em entrevista à CNN no início do mês, o ex-ministro defendeu a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, que classificou como “arruaça”.

Para ele, a anistia aos bolsonaristas que pediam o fim da democracia no país seria uma “virada de página”. “O perdão é sempre bem-vindo. Anistia é virada de página. Seria uma pacificação, diminuiria a polarização no país”, concluiu.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

 

Artigo Anterior

Prévia da inflação desacelera em março, diz IBGE

Próximo Artigo

Liderban assume operação na Anglo American em Conceição do Mato Dentro

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!