A ex-diretora das Lojas Americanas, Maria Silva, deixa a sede da Polícia Federal em Guarulhos após retornar de Lisboa. Foto: Zanone Fraissat

A ex-diretora das Lojas Americanas, Maria Silva, chegou a São Paulo nesta segunda-feira (1º) e se apresentou à Polícia Federal (PF) na delegacia especial do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ela chegou por volta das 6h40 da manhã.

Silva estava em Portugal desde 15 de junho e teve o mandado de prisão revogado pelo juiz João Costa, da 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, com a condição de se apresentar na delegacia do aeroporto de Lisboa e entregar seu passaporte à PF ao chegar ao Brasil.

Testemunhas do voo relataram que a ex-executiva desembarcou antes dos demais passageiros e foi acompanhada por agentes da Polícia Federal, junto com seus advogados de defesa, conforme informações da Folha de S.Paulo.

Maria Silva. Foto: Divulgação

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Silva é uma das principais responsáveis pelos números falsos da Americanas, com “pleno conhecimento” das fraudes. Ela foi diretora-presidente da B2W, braço digital da varejista, de 2013 a 2018, e membro do conselho de administração de 2018 a 2021.

No momento em que as suspeitas de fraude foram reveladas, ela era CEO da AME, plataforma de inovação e fintech da Americanas, cargo que ocupou de junho de 2021 a fevereiro de 2023.

O escândalo financeiro da Americanas veio à tona no início de 2023, quando a empresa revelou inconsistências contábeis bilionárias, levando-a a entrar em um processo de recuperação judicial. Investigações mostraram que essas inconsistências eram fraudes contábeis destinadas a alcançar metas financeiras e aumentar o valor de mercado das ações da companhia.

Confira o momento em que Maria Silva embarca com destino ao Brasil:

Maria Silva embarca com destino ao Brasil. Foto: Divulgação

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024