A campanha de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura da cidade de São Paulo terá participação direta de um ex-comandante do batalhão de choque Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), considerada a tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP). Alexandre Gasparian, que chefiou a tropa em 2015, foi confirmado como consultor na área de segurança.
Em nota enviada a veículos de imprensa, a campanha de Boulos confirmou que Gasparian vai ajudar a construir o plano de governo na área da segurança, e afirmou que Gasparian é “defensor da vida e dos direitos humanos”.
“São Paulo precisa ter políticas públicas sérias e sem demagogia nessa área. Nosso programa de governo vai demonstrar que é possível tratar com seriedade do tema de segurança pública sem ficar refém do bolsonarismo”, reforçou a equipe de campanha do psolista.
O comunicado não cita os índices de letalidade em ações da companhias militar.
Em contato com o portal, Gasparian afirmou que decidiu entrar na campanha “por achar que a proposta do deputado Boulos era de uma política de segurança voltada aos direitos humanos e respeito ao cidadão”.
A confirmação acontece menos de duas semanas depois que o atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), anunciou o Coronel Mello Araújo (PL), que também chefiou a Rota, a candidato a vice. Mello Araújo foi indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoia Nunes.