Ex-AGU confirma consulta de Bolsonaro sobre alternativas para anular derrota em 2022

O ex-advogado-geral da União Bruno Bianco afirmou em depoimento ao Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira 29, que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) o consultou, no fim de 2022, em busca de alternativas para reverter a vitória de Lula (PT) nas eleições daquele ano.

A oitiva foi realizada no âmbito da ação penal que apura a tentativa de golpe para impedir a posse de Lula. O depoimento integra o bloco de oitivas do chamado “núcleo 1” da investigação, agendado pelo relator Alexandre de Moraes entre os dias 19 de maio e 2 de junho.

Bianco foi ouvido por videoconferência, na condição de testemunha de defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, um dos réus no caso. Ele foi questionado pela Procuradoria-Geral da República sobre uma reunião realizada após o segundo turno, visando contestar o resultado das urnas.

O ex-auxiliar de Bolsonaro confirmou o encontro e relatou que, na ocasião, foi interpelado pelo então presidente sobre formas de reverter a vitória petista. “Ele [Bolsonaro] perguntou se eu havia visto algum tipo de problema jurídico, e eu, de pronto, respondi que não. Disse que o pleito, na minha ótica, havia ocorrido de maneira correta e legal, sem qualquer irregularidade”, afirmou.

A reunião, que contou também com a presença dos comandantes das Forças Armadas e do então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ocorreu no fim de outubro, logo após a Justiça Eleitoral declarar Lula vencedor da disputa, com 50,9% dos votos válidos. Horas depois do resultado, caminhoneiros bloquearam rodovias em protesto contra a derrota de Bolsonaro.

Mesmo após Bianco afirmar que não via motivos para contestar o resultado, o então presidente voltou a insistir na questão. “Eu disse que não. Que havia comissão acompanhando e que a eleição foi absolutamente transparente. E o presidente, pelo menos na minha frente, se deu por satisfeito”, completou.

Artigo Anterior

Comissão do Senado aprova isenção de tributos para doações de remédios

Próximo Artigo

Bolsonaro questionou se havia como reverter eleição de 2022, confirma ex-AGU ao STF

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!