Da Página do MST
A articulação Bares pela Democracia realiza, neste sábado (27), o Festival “A Cidade que Queremos”, reunindo música, arte, política e gastronomia para uma reflexão coletiva sobre a cidade sonhada pelos paulistanos, com diversidade, igualdade e oportunidades para todos.
O evento gratuito acontece das 12h às 20h, na Alameda Eduardo Prado 474, em frente ao Espaço Cultural Elza Soares, na esquina com a rua Conselheiro Nébias.
O festival conta com uma programação musical diversificada com rap, samba, afoxé, piseiro e DJs. O palco montado na rua receberá DJ Lys Ventura; Afoxé Amigos do Katendê; Festa Virilha com DJ Chiquinho, DJ Becca Incendiária, Michelle Maiara e Paulynho Show; Festa Calefação Tropicaos com DJ Carol Mali e DJ Pita Uchôa; Preta Batuque; Ogi; Charanga do França e Festa Entrópica com DJ MZK e DJ Ramiro Z.
Katia Lyra, integrante da organização e integrante do Bares pela Democracia, ressalta a importância do festival e da ocupação de espaços públicos enquanto sociedade civil. “Buscamos projetar neste festival tudo aquilo o que esperamos da cidade que queremos construir. Uma cidade que seja diversa, política, justa, colorida, com muita música e comida, um lugar que garanta o direito à cidadania para todo e qualquer cidadão”, afirma.
Gastronomia
A programação contará com barracas de bebidas e culinária, organizadas pelos estabelecimentos Porão da Cerveja; Cervejaria Central; Van Grogh; Mescla; Mista Coquetéis; Aconchegante Bar; Chévere; Q Nhoque!; Armazém do Campo; Barra Funda Lagger e Cervejaria Duas Irmãs.
Espaço Cultural Elza Soares
Além da programação externa, o festival contará com atividades dentro do Espaço Cultural Elza Soares, conhecido como galpão.
Será servido um almoço, produzido pelo espaço cultural e o Armazém do Campo, tendo no cardápio o tradicional arroz carreteiro do MST, uma receita clássica de João Pedro Stedile, e um prato vegano, com moqueca de banana da terra com pupunha, arroz, couve, farofa e salada.
A programação cultural no galpão também terá uma mostra de arte e fotografia, além de feira com discos de vinil, artesanato, roupas e livros.
Os expositores são Feira Vermelha; Alastra; Publica; Convés Ateliê; OKAN; Antonio Ateliê; Democracia Corinthiana; O espelho de Alice; Boteco Prato do Dia; União Discos; Nóis Tein Discos; Ação Antifascista de SP; Usina Editorial; Expressão Popular.
Também terá na parte interna um espaço voltado para as crianças, como diversas atividades, como a apresentação da peça “Contos da Colmeia”, do Teatro Lambe-Lambe, e os truques de mágica feitos pelo mágico Mister Duds.
”A programação interna reúne um espaço infantil lúdico, com artes cênicas e uma mostra de artes visuais de vários artistas muito bacanas de São Paulo, mas também do Ceará e de outras partes do Brasil”, diz Olavo Barros, curador da mostra cultural.
Quem organiza?
A Articulação Bares pela Democracia de São Paulo surgiu em 2022 como uma frente contra a política do governo Jair Bolsonaro. Desde então, mais de 70 bares, restaurantes, casas de música e festas se congregaram para promover iniciativas na área da cultura, da arte, do trabalho social e do debate político. Assim, tem atuado junto à comunidade do centro expandido da cidade de São Paulo em torno de iniciativas que defendem a participação popular, a diversidade e a inclusão social. Em 2022, foram realizados três festivais dos Bares pela Democracia.
Serviço:
O evento gratuito acontece das 12h às 20h, na Alameda Eduardo Prado, 474, em frente ao Espaço Cultural Elza Soares – Galpão do MST.