O Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos – Foto: Reprodução

Padres brasileiros alinhados à ala progressista da Igreja Católica acreditam que o próximo papa deverá ser europeu e mais conservador em comparação ao argentino Jorge Mario Bergoglio. Após a morte de Francisco nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, os religiosos começaram a trocar mensagens expressando preocupação com os rumos que o próximo pontífice poderá dar à Igreja.

Segundo o grupo, a escolha de Francisco em 2013 surpreendeu a cúpula da Igreja, que esperava um perfil mais neutro. “Eles não erram duas vezes”, disse um dos padres, que aposta na eleição de um papa “conservador, retrógrado, com pulso firme para trazer de volta toda a tradição da Igreja Católica”.

Francisco ficou marcado por seu estilo mais próximo do povo. Ele se apresentava como bispo de Roma e não como uma figura centralizada no poder. Para muitos padres brasileiros, sua postura mais acessível, inclusive com roupas simples como o poncho usado em recente aparição pública, contrariava o modelo tradicional de liderança da Cúria Romana.

Basílica de São Pedro, no Vaticano, principal templo da Igreja Católica – Foto: Reprodução

Apesar do temor de retrocessos, o grupo acredita que o legado de Francisco será difícil de apagar. Entre as mudanças iniciadas por ele está a ampliação do papel das mulheres na Igreja e a defesa por uma Igreja mais inclusiva e voltada à justiça social. “Ele espalhou sementes que brotaram”, disse um dos padres.

O grupo também destaca posicionamentos importantes do pontífice, como sua defesa da descriminalização da homossexualidade.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/04/2025