EUA recusam proposta de indulto para Maduro renunciar à presidência da Venezuela

Os Estados Unidos negaram, nesta segunda-feira 12, terem oferecido uma anistia ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em troca de ele deixar o poder após as contestadas eleições de 28 de julho, declarou um porta-voz do Departamento de Estado americano em Washington.

“Não fizemos nenhuma oferta de anistia a Maduro nem a outros desde a eleição”, declarou Vedant Patel à imprensa. As falas são em resposta a um artigo que mencionava uma proposta para perdoar Maduro e seus colaboradores que enfrentam acusações nos Estados Unidos.

Washington está considerando uma série de opções para pressionar Maduro para que devolva a Venezuela à trajetória democrática, e o continuará fazendo, mas é responsabilidade de Maduro e das autoridades eleitorais venezuelanas porem a limpo os resultados das eleições”, acrescentou Patel.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela proclamou Maduro presidente reeleito com 52% dos votos contra 43% para o candidato opositor, Edmundo González Urrutia.

Mas o organismo, até o momento, não publicou até agora as atas do pleito, alegando que o sistema automatizado de votação foi hackeado na noite das eleições.

Enquanto isso, a oposição assegura que González venceu as eleições com 67% dos votos e compilou em um site na internet cópias de mais de 80% das atas escaneadas.

Os Estados Unidos, assim como grande parte da comunidade internacional, pedem ao governo de Maduro a publicação das atas de votação para esclarecer as suspeitas de fraude.

O governo de Joe Biden considera que os dados apresentados pela oposição são válidos e que demonstram sua vitória.

Maduro é acusado nos Estados Unidos de narcoterrorismo.

(Com informações da AFP).

Artigo Anterior

Mais de um terço da população brasileira tem diploma superior, mas não atende às exigências do seu trabalho

Próximo Artigo

Especialistas em Justiça discutem viabilidade de um modelo único de segurança pública, inspirado na proposta do ex-presidente Lula

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!