
Após um fim de semana marcado por intensos encontros comerciais em Genebra, Suíça, os Estados Unidos e a China divulgaram nesta segunda-feira (12) uma decisão conjunta para promover uma ampla redução nas tarifas aplicadas sobre produtos de ambos os países, válida inicialmente por 90 dias.
O comunicado oficial, divulgado simultaneamente por Washington e Pequim, destacou que a medida é resultado direto do “progresso substancial” alcançado nas conversas entre representantes das duas maiores potências econômicas globais.
Segundo o documento, até o dia 14 de maio, os EUA irão reduzir suas tarifas sobre produtos chineses dos atuais 145% para 30%. Por sua vez, a China vai cortar suas taxas sobre importações americanas de 125% para 10%.

Ambos os países reconheceram “a importância de uma relação econômica e comercial sustentável, de longo prazo e mutuamente benéfica”.
Além da trégua tarifária, ficou decidido que será criado “um mecanismo para dar continuidade às discussões sobre as relações econômicas e comerciais”, que será liderado pelo vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, juntamente com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer.
De acordo com o comunicado, “essas discussões podem ser conduzidas alternadamente na China e nos Estados Unidos, ou em um terceiro país, mediante acordo entre as Partes. Conforme necessário, as duas partes…”
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line