Na última segunda-feira (19), a Agência Nacional de Segurança Nuclear dos Estados Unidos anunciou a conclusão da bomba nuclear B61-13, produzida na planta Pantex, no Texas. O secretário de Energia Chris Wright, destacou que a arma, finalizada antes do prazo, integra a política do presidente Donald Trump de modernizar o arsenal nuclear para “lograr a paz pela força”.
A B61-13, baseada na B61-12, é projetada para alvos militares reforçados, com maior segurança e precisão. Em defesa da construção do artefato e do terror imperialista, Wright afirmou que “a fortaleza dos EUA mantém a paz global”.
A produção ocorre em meio a tensões com Rússia e China, citadas como ameaças. O financiamento de US$8,7 bilhões a “Israel” é parte da política belicista do imperialismo norte-americano e europeu. O mundo caminha para uma guerra de grandes proporções entre o imperialismo e nações atrasadas e a construção de novas bombas atômicas não faz outra coisa além de evidenciar que o conflito próximo será de vida ou morte para a ditadura imperialista.