Nesta quarta-feira (15), o governo do Catar confirmou que um acordo de cessar-fogo foi oficialmente firmado entre o Movimento de Resistência Islâmica, o Hamas, e “Israel”. O governo dos Estados Unidos, por meio de Joe Biden, também confirmou a finalização do acordo, bem como o Hamas em nota oficial.
Segundo o primeiro-ministro do Catar, o cessar-fogo começará no próximo domingo (19). A emissora libanesa Al Mayadeen havia publicado, mais cedo, o que afirma ser os detalhes do acordo, os quais podem ser lidos por meio deste link.
A imprensa sionista, por outro lado, afirma que Benjamin Netaniahu não se pronunciará publicamente até que o acordo esteja “completo e finalizado”. A informação é do jornal israelense Times of Israel, citando fontes do gabinete do primeiro-ministro de “Israel”.
Confira, abaixo, a nota do Hamas na íntegra:
Em Nome de Alá, o Mais Gracioso, o Mais Misericordioso.
Sobre o Anúncio de um Acordo de Cessar-Fogo e a Agressão à Faixa de Gaza.
O acordo de cessar-fogo é o resultado da lendária resistência do nosso grande povo palestino e da nossa valente resistência na Faixa de Gaza ao longo de mais de 15 meses.
O acordo para interromper a agressão contra Gaza é uma conquista para o nosso povo, nossa resistência, nossa nação e as pessoas livres do mundo. Ele marca uma etapa crucial na luta contínua contra o inimigo, abrindo caminho para alcançar os objetivos de libertação e retorno do nosso povo.
Este acordo é parte de nossa responsabilidade para com nosso povo firme e paciente na orgulhosa Faixa de Gaza, para pôr fim à agressão sionista contra eles e interromper o derramamento de sangue, os massacres e a guerra genocida a que estão submetidos.
Expressamos nosso apreço e gratidão por todas as posições oficiais e populares honrosas que se solidarizaram com Gaza, apoiaram nosso povo e contribuíram para expor a ocupação e deter a agressão — sejam árabes, islâmicas ou internacionais. Um agradecimento especial vai aos mediadores irmãos que se esforçaram significativamente para alcançar este acordo, especialmente o Qatar e o Egito.
O Movimento de Resistência Islâmica – Hamas
Quarta-feira: 15 de Rajab de 1446 AH
Correspondente a: 15 de janeiro de 2025
As Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas, também publicou um pronunciamento oficial:
“Que a paz esteja com vocês por sua paciência, resistência e firmeza diante da tirania. Paz às almas dos nossos mártires, das nossas crianças inocentes e do nosso povo oprimido.
Que a paz esteja com suas almas, que um dia voarão nos céus de nossa Al-Quds e Al-Aqsa libertadas, purificadas da profanação de seus assassinos.”