Visto dos Estados Unidos
Visto dos Estados Unidos – Reprodução

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou neste sábado (16) a suspensão temporária da concessão de vistos médicos e humanitários para palestinos da Faixa de Gaza. A medida ocorre enquanto o governo realiza uma revisão interna do processo, após pressões de grupos conservadores. Com informações da UOL.

Em nota publicada na rede social X, o Departamento afirmou: “Todos os vistos de visitante para pessoas de Gaza ficam suspensos enquanto realizamos uma revisão completa e exaustiva do processo e dos procedimentos utilizados nos últimos dias para conceder um pequeno número de vistos médicos e humanitários temporários”.

Influenciadora conservadora fez denúncia sobre os vistos

A decisão veio após publicações da influenciadora Laura Loomer, conhecida por apoiar o presidente Donald Trump e divulgar teorias conspiratórias e discursos antimuçulmanos.

Na sexta-feira (15), Loomer afirmou ter denunciado a chegada de palestinos da Faixa de Gaza aos EUA a parlamentares republicanos. Segundo ela, os indivíduos seriam ligados a “organizações islâmicas pró-Hamas, afiliadas à Irmandade Muçulmana e financiadas pelo Catar”.

Ela também criticou diretamente a ONG Heal Palestine, que organiza viagens médicas para tratamento de palestinos nos EUA. “Conversei com a equipe do senador Tom Cotton. Estão investigando como esses gazenses conseguiram vistos para os Estados Unidos”, escreveu.

Parlamentares conservadores apoiam investigação

Além de Loomer, o deputado republicano Randy Fine, da Flórida, também se manifestou nas redes sociais, criticando a política de vistos. “É inaceitável. Vamos cooperar com as autoridades para buscar a deportação imediata desses palestinos”, declarou.

A ONG Palestine Children’s Relief Fund (PCRF), responsável por evacuar crianças palestinas para tratamento médico nos EUA, lamentou a suspensão dos vistos e fez um apelo ao governo norte-americano: “As evacuações médicas são um salva-vidas para as crianças de Gaza, que de outra forma enfrentariam sofrimento extremo ou até a morte”.

A PCRF pede que os Estados Unidos revertam a suspensão, classificada como uma medida “perigosa e desumana”.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/08/2025