Uma pesquisa da Conexa, realizada entre janeiro e abril com 1.174 colaboradores, revelou que 76,3% acreditam que seus gestores afetam seu bem-estar no trabalho.
Entre os que se sentem influenciados, 38,5% apontaram a ansiedade como o principal sentimento causado pela liderança, seguida de calma (20,3%), estresse (18,5%), orgulho (16,5%) e inferioridade (9,2%).
Causas de ansiedade e estresse
Rui Brandão, vice-presidente de Saúde Mental da Conexa, explicou que muitos funcionários enfrentam ansiedade e estresse devido a pressões e falta de suporte.
A ansiedade é frequentemente causada por falta de clareza, sobrecarga de trabalho, comunicação ineficaz, insegurança no emprego e microgerenciamento.
Já o estresse é gerado por pressão constante, falta de controle, má comunicação, reconhecimento insuficiente e ambiente tóxico.
Pressão e produtividade
A pesquisa mostrou que 55,3% dos entrevistados sofrem estresse quando seus gestores repassam a pressão recebida. Essa pressão excessiva pode prejudicar o desempenho e o bem-estar.
Quase metade dos entrevistados (50,3%) acredita que a pressão não aumenta a produtividade, enquanto 37,3% acham que, às vezes, pode influenciar positivamente. Apenas 12,4% consideram que a pressão aumenta a produtividade.
Delegação de tarefas
Menos da metade dos colaboradores (43,8%) acredita que seus gestores sabem delegar tarefas eficazmente. Outros 32,1% acham que os gestores às vezes delegam bem, e 20,5% acreditam que não sabem delegar.
Isso indica problemas na gestão de tarefas e responsabilidades, levando a sobrecarga de trabalho para gestores e subutilização das habilidades da equipe.
Tom de voz e comportamento
A psicóloga Carolina Porfírio avaliou o tom de voz e a socialização dos gestores. A maioria (70,9%) não eleva o tom de voz ou ameaça subordinados, mas 13,6% ainda enfrentam esse comportamento frequentemente.
Entre os colaboradores, 38,5% mantêm a serenidade quando o chefe eleva o tom de voz, enquanto 30,9% ficam estressados ou nervosos.
Outros 22,6% já se acostumaram com o comportamento do gestor, e 7,5% se sentem assustados.
Socialização entre gestores e colaboradores
A pesquisa também analisou a socialização entre gestores e colaboradores, com 50,3% dos funcionários relatando momentos de socialização como almoços e eventos de lazer.
A maioria (57,1%) acredita que seus gestores contribuem para um bom ambiente de trabalho, enquanto 14,5% discordam.
A psicóloga destaca que investir no desenvolvimento das habilidades de liderança dos gestores pode melhorar o ambiente de trabalho.