A Praça Félix Pacheco, no centro de Picos, Piauí, foi palco de uma manifestação de estudantes na última terça-feira (2), em defesa de melhorias no transporte público municipal. Além dos jovens, professores, técnicos, representantes de instituições educacionais e diversos moradores da cidade insatisfeitos com os serviços oferecidos pela empresa KB Transportes.
Os participantes, portando cartazes e proferindo discursos de protesto, denunciaram a destruição dos ônibus, a ausência de diálogo da empresa com a população e os prejuízos causados, principalmente aos estudantes, que frequentemente ficam sem transporte devido a falta de manutenção que ocasiona falhas e quebras dos veículos.
O professor Jader Abreu expressou o sentimento de revolta compartilhado por grande parte da comunidade acadêmica e da população picoense. Ele afirmou:
“O povo de Picos está indignado com a qualidade do transporte para o povo que a KB oferece há anos aqui na cidade de Picos. Não tem diálogo com a população, os ônibus não são de boa qualidade, quebram, deixam nossos alunos na mão. E nós, das instituições que ensinam o povo de Picos, representando os alunos, professores, técnicos, nos unimos para manifestar a indignação com essa situação. Então, nós queremos dizer que basta da KB, queremos dizer que precisamos de transporte público de qualidade.”
A crise no transporte público de Picos veio à tona em abril deste ano, quando dois ônibus da empresa KB Transportes foram apreendidos por irregularidades. Após esse episódio, a empresa suspendeu seus serviços. A Prefeitura de Picos, para evitar um colapso, precisou, de forma emergencial, disponibilizar ônibus próprios para suprir a demanda da população.
Em junho, contudo, a empresa KB Transportes obteve uma liminar judicial, o que lhe permitiu retomar a operação do sistema de transporte coletivo de Picos, mesmo diante das queixas generalizadas. A manifestação estudantil e popular destaca a necessidade de uma rede de transporte que atenda às demandas da população, o que só pode ser conseguido por um sistema público e um submetido aos interesses de empresas privadas.