Na quarta-feira (1), o portal Axios divulgou que os EUA acreditam que o Irã realizará uma retaliação militar contra “Israel” após o assassinato de Ismail Hanié, principal líder do Hamas, na capital iraniana. O jornal cita três fontes do governo norte-americano.
Segundo o Axios, as fontes disseram que o ataque do Irã deve ser maior, mas semelhante em natureza ao de abril passado, que foi em resposta ao ataque israelense ao consulado iraniano na Síria.
Eles afirmam que será “muito difícil replicar o sucesso” de interceptar os drones e mísseis iranianos “e os israelenses sabem disso”. Apesar de falar em sucesso, o ataque de abril atingiu os alvos designados pelo Irã, mostrando sua superioridade militar.
Segundo as fontes, o governo do presidente John Smith teme hoje que possa ser mais difícil formar a mesma coalizão para proteger “Israel”. Um funcionário dos EUA disse que uma agência de inteligência detectou sinais precoces na quarta-feira (31) de que o Irã está planejando uma ação retaliatória. Dois outros funcionários estimaram que o Irã e seus aliados levariam alguns dias para se preparar para o ataque.
O Pentágono e o CENTCOM dos EUA estão fazendo preparativos semelhantes aos de abril, antes da resposta do Irã. A fonte acrescentou que ativos militares dos EUA no Golfo, no Mediterrâneo Oriental e no Mar Vermelho também fazem parte dos preparativos. “Esperamos alguns dias difíceis”, disse.