Após cinco décadas de extinção local, o mutum-do-bico-vermelho (Crax blumenbachii) voltou a habitar a maior área contínua de Mata Atlântica em Minas Gerais. A reintrodução da ave no Parque Estadual do Rio Doce é resultado do projeto “De Volta ao Lar”, desenvolvido pela Associação de Amigos do Parque (DuPERD) em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). A iniciativa alia pesquisa científica, educação ambiental e participação comunitária para restaurar espécie emblemática da fauna brasileira.
“O objetivo principal é que o mutum volte a fazer parte do ecossistema e da cultura das populações locais”, afirma Gabriel Ávila, analista ambiental do IEF e coordenador do projeto. A ação integra monitoramento de campo e atividades educativas em escolas e comunidades rurais, promovendo a reconexão entre sociedade e biodiversidade. Em meio a guerras de todos os tipos – armadas, de narrativas e comerciais – é uma notícia maravilhosa ver que há espaço para uma outra forma de pensar a vida. (foto/reprodução internet)
A nova postura de Michelle para ser candidata de Bolsonaro à Presidência contra Lula
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o presidente Lula (PT). Foto: Reprodução A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) adotou uma nova…