O piloto e especialista em aviação e segurança aérea, João Sousa. Foto: reprodução

O piloto e especialista em aviação e segurança aérea, João Sousa, criticou a TV Globo por manipular uma entrevista concedida ao programa Profissão Repórter. O criador do canal “Aviões e Músicas” no YouTube afirmou que o conteúdo foi editado para dar a entender que ele teria definido a causa do acidente aéreo em Vinhedo, no interior de São Paulo, na última semana:

Dei uma entrevista muito legal para o Caco Barcellos no profissão repórter. Fiz vários disclaimers de que NÃO especulo sobre causa de acidente aéreo, isso compete ao Cenipa. Fiz um disclaimer de que eu poderia falar de maneira técnica sobre os efeitos de acúmulo de gelo em uma aeronave, MAS que seria uma instrução apenas, sem NENHUMA relação com o acidente de Vinhedo.

Daí o programa foi ao ar e o editor cortou de uma maneira que dava a impressão que era uma hipótese para o acidente. No stories do IG, coloquei a gravação de tela do briefing para a equipe do programa, e os termos foram aceitos, qual sejam, não haveria especulação de minha parte sobre causa do acidente. Foram quase 3 horas de entrevista, e o que foi ao ar foi o trecho de “se as pessoas sobreviveriam ao impacto”, que falei sobre mas pedi “off”, a parte dos efeitos do gelo em um avião foram cortados de uma maneira que ficou incompreensível e até a explicação para o barulho que o avião fez, que foi a parte menos cortada, foi tirada uma parte essencial.

A partir de hoje, só dou entrevista com minha equipe gravando junto para termos os brutos do que foi falado.

Respeito e admiro o reporter Caco e sei que não é ele quem edita matéria, mas foi bem errada a maneira que a matéria foi ao ar. Fiz reclamação formal com a direção, e pedi os brutos da gravação (que muito provavelmente não serão cedidos), e eu que “se lasque” tendo que desmentir cortes de outros veículos informando da “hipótese” de João Sousa para o acidente.

Lamentável

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 15/08/2024