Espanha enterra pedido de extradição do bolsonarista Oswaldo Eustáquio

O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio na Espanha, em 2023. Foto: Reprodução

A Justiça da Espanha negou mais um vez o pedido de extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, que está foragido desde 2022. O principal tribunal do país europeu sepultou de vez as chances de o fugitivo ser trazido de volta ao Brasil.

Segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, a Audiência Nacional da Espanha, a mais alta Corte do país, rejeitou um recurso das autoridades brasileiras após a primeira negativa. Em abril, a Justiça havia negado a extradição e, no mês seguinte, o governo tentou reverter a decisão.

Na primeira determinação, a Justiça espanhola alegou que existia uma “motivação política” por trás do pedido de extradição. Após o recurso, a Audiência Nacional não aceitou a autoridade do governo brasileiro contra a decisão inicial.

O governo então afirmou que tem autoridade para pedir a nulidade da decisão e argumentou que a lei de extradição permite a intervenção de um Estado. Os advogados contratados para o caso citaram um caso de 2019 envolvendo o Peru.

Oswaldo Eustáquio. Foto: Reprodução

Ricardo Vasconcellos e Daniel Romero, defensores de Eustáquio, alegaram que o Brasil perdeu o prazo de 72 horas para recorrer da decisão que negou a extradição. O governo, no entanto, disse ter apresentado o pedido antes das 15h do dia útil seguinte ao vencimento do prazo, o que estaria de acordo com a jurisprudência espanhola.

No último dia 26, representantes brasileiros fizeram um pedido complementar para tentar reviver o caso, solicitando acesso às gravações de uma audiência, mas a Justiça espanhola não aceitou.

Eustáquio fugiu do Brasil em dezembro de 2022 e se mudou para a Espanha em 2023. O blogueiro tem dois pedidos de prisão em aberto no Brasil: um por tentativa de golpe de Estado e outro, de 2024, por ameaça e corrupção de menores.

Artigo Anterior

Moraes curte festa junina com ministros do STF após depoimento de Bolsonaro

Próximo Artigo

Em Nova York, Macaé Evaristo defende uso da IA para inclusão de pessoas com deficiência

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!