Queda de energia na Espanha

O Ministério do Interior da Espanha declarou estado de emergência nesta segunda-feira (28) devido ao apagão que afeta partes do país e também Portugal desde o meio-dia (horário local).

O incidente comprometeu o funcionamento de trens, aeroportos, telefonia e a sinalização de trânsito em ambas as nações.

A Iberia, companhia aérea espanhola, anunciou o cancelamento de 23 voos dos 247 previstos para o dia. Em Barajas (Madri) e El Prat (Barcelona), passageiros relataram que ficaram dentro das aeronaves sem decolar após o início do apagão.

Filas extensas se formaram no Aeroporto de Barajas, segundo o jornal El País, com grande tumulto entre viajantes tentando pegar táxis, já que o metrô, os trens e os ônibus urbanos estavam fora de operação.

Também em Madri, o torneio de tênis ATP Masters 1000 foi interrompido por falta de energia. Segundo a ATP, a energia foi cortada às 12h34 locais.

Participantes do Torneio de Tênis de Madri deixam as instalações da Caja Mágica devido ao apagão
Foto: Chema Moya/EFE

Em Portugal, a ANA, operadora dos aeroportos, informou que nenhum voo partirá de Lisboa antes das 22h.

Após oito horas de interrupção, o fornecimento de energia foi restabelecido nesta tarde em algumas áreas do centro de Madri.

Relatos indicam ainda impactos em aeroportos das regiões de Granada, Navarra e País Basco. A empresa Aena, responsável pela administração de 46 aeroportos espanhóis, confirmou que as unidades estão funcionando com sistemas de energia de emergência e informou que alguns atrasos já foram registrados.

“O impacto nos voos dependerá das dificuldades que passageiros e tripulações enfrentarem para chegar aos aeroportos”, publicou a companhia na rede X.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 28/04/2025