Tarcísio de Freitas. Foto: Divulgação

A violência policial no estado de São Paulo alcançou índices preocupantes sob o governo de Tarcísio de Freitas.

De acordo com dados do Instituto Sou da Paz, as mortes causadas por policiais em serviço cresceram 78,5% entre janeiro e agosto de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Este aumento reflete desafios significativos para a segurança pública e para a proteção dos direitos humanos.

Segundo os dados, 65,2% das vítimas eram pessoas negras (pretas e pardas), evidenciando um impacto desproporcional da violência policial sobre populações vulneráveis.

Em resposta, a Secretaria de Segurança Pública informou que tem investido em capacitação de policiais e em equipamentos menos letais.

No entanto, os resultados demonstram que ainda há muito a ser feito para reduzir a letalidade policial no estado.

Entre janeiro e novembro de 2022, último ano da gestão anterior da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram registradas 355 mortes por intervenção policial. Em 2024, durante o segundo ano da gestão do capitão da reserva Guilherme Derrite, o número saltou para 702, representando um aumento de 98%. Os dados são compilados pelo Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público (Gaesp-MPSP).

Em 4 de novembro, 12 policiais militares foram afastados após agredirem Lenilda Messias, de 63 anos, seu filho e outros dois membros da família em sua própria casa, no Jardim Regina Alice, em Barueri. A Corregedoria da PM investiga o caso.

Em 2 de novembro, o PM Luan Felipe Alves Pereira foi flagrado arremessando um homem de uma ponte na Cidade Ademar, zona Sul de São Paulo. Sua prisão preventiva foi mantida após audiência de custódia, e outros 12 agentes envolvidos também foram afastados.

Policiais militares. Foto: Divulgação

Gabriel Renan da Silva Soares, jovem negro de 23 anos, foi morto com 11 tiros nas costas pelo PM Vinícius de Lima Britto em 3 de novembro. O crime ocorreu em um mercado na Avenida Cupecê, zona Sul de São Paulo, após Gabriel tentar furtar produtos. O policial foi preso após decisão do TJ-SP.

Marco Aurélio Cardenas Acosta, estudante de medicina de 22 anos, foi morto em um hotel na Vila Mariana. Os policiais envolvidos alegaram que o jovem tentou pegar uma arma durante a abordagem, mas todos foram afastados enquanto o caso é investigado.

Antônio Vinícius Lopes Gritzbach foi morto com 10 tiros em 8 de novembro, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Oito policiais envolvidos estão sob investigação por suspeita de execução.

Ryan da Silva Andrade Santos, de apenas 4 anos, foi morto por uma bala perdida durante um confronto entre policiais e criminosos em Santos. Sete PMs foram afastados e submetidos a acompanhamento psicológico.

Quatro policiais foram afastados após imagens mostrarem uma viatura sendo usada em um racha em Interlagos, zona Sul de São Paulo. O acidente ocorreu em julho, mas o caso viralizou nas redes sociais em novembro.

Diante do aumento das mortes e dos casos de abuso, a SSP intensificou a investigação de condutas inadequadas por policiais e reforçou a atuação da Corregedoria. Apesar disso, os dados indicam que as mudanças estruturais necessárias para reduzir a letalidade policial ainda não surtiram efeito prático.

Elite assustada

A escalada assustou setores da elite paulistana.

A preocupação, obvia, é que o conceito da violência pela violência generalizou e o medo é se alastrar das periferias para os bairros nobres.

O governador Tarcísio de Freitas sentiu o golpe. Está tentando recuar na sua intenção de intensificar a força, mas nem todos estão acreditando na sinceridade das suas intenções.

O nome do governador é um dos assuntos mais comentados do X na tarde deste sábado, com críticas as mais diversas à sua conduta na segurança pública.

O governador está nas cordas, enquanto a população de São Paulo está na lona, acuada por uma violência sem precedentes no Estado.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/12/2024