Foto: Getty Images

O Sintaema, sindicato filiado à  Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente (Fenatema) e comprometido com a defesa do saneamento público, manifesta total apoio ao pedido de audiência feito pelo ONDAS (Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento), Fenatema e Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) ao presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

As entidades solicitam um encontro para discutir o preocupante papel que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vem desempenhando no avanço da privatização do saneamento no Brasil.

Vale lembrar que as entidades do setor já haviam alertado, em 2023, sobre os perigos dessa política, por meio da Carta Aberta ao Presidente Lula, sem que houvesse, até o momento, uma resposta concreta por parte da presidência do banco”, frisou a direção do Sindicato.

O Sintaema destaca que, apesar da difícil correlação de forças no Congresso, é fundamental denunciar políticas e medidas do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do BNDES, que impõem sérias barreiras à manutenção e fortalecimento das Companhias Estaduais de Saneamento Básico (CESBs). 

O Sindicato reafirma sua luta histórica de mais de cinco décadas e seu compromisso com o direito à água e ao saneamento como políticas públicas e direitos humanos, e exige que o BNDES cumpra seu papel de banco público voltado ao desenvolvimento social e não à privatização de serviços essenciais.

Seguiremos na luta, junto à Fenatema, em defesa de um saneamento 100% público, universal e de qualidade!

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/05/2025