Interior de um centro de distribuição do Mercado Livre
Centro de distribuição do Mercado Livre – Divulgação

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) avalia a possibilidade de tirar do ar os sites da Amazon e do Mercado Livre no Brasil devido à reincidência na venda de celulares e eletrônicos sem certificação obrigatória da agência. A medida, no entanto, ainda não foi implementada para evitar que as plataformas usem isso como argumento em ações judiciais. Com informações da Folha de S.Paulo.

As duas gigantes do e-commerce travam disputas na Justiça Federal contra diversas multas aplicadas pela Anatel. As empresas alegam que funcionam apenas como intermediadoras de vendas, atuando como vitrines para terceiros, e que, por isso, não devem ser responsabilizadas pela comercialização de produtos sem o selo de homologação da Anatel.

A legislação brasileira exige que todo equipamento eletroeletrônico só possa ser comercializado com certificação da Anatel. Durante fiscalizações, a agência já flagrou — e continua flagrando — a venda de celulares ilegais, além de notebooks e outros dispositivos eletrônicos não homologados.

Fachada do Escritório da Amazon no Brasil
Escritório da Amazon no Brasil – Divulgação

Segundo Alexandre Freire, conselheiro da agência e coordenador da força-tarefa, a Anatel tem utilizado estudos de inteligência e tecnologias emergentes para identificar irregularidades em plataformas de marketplace. A agência também monitora a evolução de técnicas digitais usadas para camuflar vendas ilegais.

As sanções aplicadas contra Amazon e Mercado Livre somam valores próximos ao teto previsto por lei, de R$ 50 milhões. Técnicos da Anatel, no entanto, consideram que esse montante é insignificante diante do faturamento bilionário das plataformas.

Por esse motivo, a agência estuda medidas mais severas, como a suspensão temporária dos sites, com o objetivo de coibir a venda de produtos não certificados no Brasil.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/05/2025