O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 2 de maio o prazo para que candidatos solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Inicialmente, o período terminaria nesta sexta-feira (25). A mudança também se aplica às justificativas de ausência para quem faltou ao Enem 2024 e quer fazer a prova gratuitamente no próximo ano.
O resultado dos pedidos de isenção e das justificativas será divulgado em 12 de maio. Recursos poderão ser apresentados entre 12 e 16 de maio, com resposta final prevista para 22 de maio. Mesmo quem conseguir a gratuidade precisará se inscrever normalmente no Enem 2025, em calendário que será anunciado.
Têm direito à isenção estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública, participantes do programa Pé-de-Meia, ex-alunos de escola pública ou bolsistas integrais em escolas privadas, além de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo.
O pedido de isenção deve ser feito pela Página do Participante, com login do Gov.br.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies. O exame também facilita o ingresso de brasileiros em instituições de ensino superior em Portugal, graças a convênios firmados com o Inep.
Acesse o edital que trata da isenção e da justificativa de ausência no Enem
Acesse o edital que trata da isenção e da justificativa de ausência no Enem (Libras)