A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (FNTB), participou nesta terça-feira (17) da reunião dos secretários de Relações Internacionais do Fórum das Centrais Sindicais, na sede da CUT. O encontro resultou na aprovação do Fórum do Brics Sindical, que acontecerá nos dias 22 e 23 de abril de 2025, em Brasília. A coordenação do evento ficará a cargo da UGT, que assumirá a liderança por rodízio entre as centrais sindicais brasileiras.
Os principais temas a serem discutidos no fórum incluem “transição justa” e “inteligência artificial”, com a possibilidade de ampliação dos tópicos caso haja consenso entre os participantes. O regulamento estabelece que cada central sindical poderá enviar dois representantes para o evento. A expectativa é que este seja o maior fórum até agora, especialmente devido à adesão de novos países ao Brics.
João Silva, secretário de Relações Internacionais da FNTB, destacou a importância do Brics em um contexto de transição para uma nova ordem multipolar. “A contraparte sindical tem o papel essencial de colocar no topo da agenda a luta pela valorização do trabalho e dos trabalhadores e reafirmar a defesa de um movimento sindical forte e representativo entre os países do Brics”, disse.