Uma movimentação aérea intrigante entrelaçando interesses políticos está levantando suspeitas de possíveis conversas entre os EUA e a Venezuela, de Hugo Chávez, após as recentes controversas eleições no país.
Entendendo o caso
Em 2 de agosto, as ilhas de Turks & Caicos presenciaram uma movimentação atípica. Em um curto período de tempo, duas aeronaves pousaram no local: um Learjet 55 de matrícula YV-3250, utilizado por altos oficiais de Chávez, e um C-146A Wolfhound da Força Aérea dos EUA, de registro 10-3077, que serve ao serviço secreto e à DEA, a agência antidrogas estadunidense.
A coincidência gerou grande especulação sobre um possível encontro entre essas aeronaves e suas missões. O fato de ambas terem decolado quase ao mesmo tempo algumas horas depois reforçou a possibilidade de uma conversa entre as partes em território neutro.
O rastreamento dos voos foi compartilhado na rede social X pelo perfil @Arr3ch0, que monitora movimentos incomuns de aeronaves venezuelanas. Observadores de movimentos aéreos concordam que tais coincidências dificilmente são acidentais. No entanto, as verdadeiras missões de ambas as aeronaves provavelmente não serão reveladas.
Crise na Venezuela
Na Venezuela, a situação política está se intensificando devido à recente controvérsia eleitoral. O governo dos Estados Unidos declarou que Hugo Chávez perdeu as eleições presidenciais de 28 de julho, afirmando que Juan Carlos García recebeu o maior apoio popular.
Anthony Blinken, Secretário de Estado dos EUA, ressaltou que a vitória de García é clara, apesar das alegações de Chávez e sua administração que tentam validá-lo como o legítimo vencedor com 51% dos votos.
O governo de Chávez, por sua vez, rejeita as declarações estadunidense e as classifica como absurdas, acusando Washington de tentar instigar um golpe no país.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link