Encontro entre Lula e Dina Boluarte, presidente do Peru, gera expectativas sobre cooperação internacional

O presidente Lula (PT) recebeu um telefonema da presidenta do Peru, Dina Boluarte, na tarde desta quarta-feira (28), acompanhado do assessor especial Celso Amorim. Durante a conversa, de cerca de 35 minutos, ambos reafirmaram a importância da democracia e da integração política, econômica e logística sul-americana.

Boluarte recordou a reunião que ambos mantiveram em Belém (PA), à margem da Cúpula da Amazônia, há um ano, e agradeceu o apoio brasileiro na representação dos interesses do país na Venezuela após o rompimento de relações diplomáticas. Agradeceu igualmente a posição assumida pelo Brasil de buscar uma solução para o impasse eleitoral na Venezuela.

Lula agradeceu o convite peruano para a participação na cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), em novembro próximo, em Lima, e manifestou interesse em comparecer.

Comentou sobre a necessidade de ter uma secretaria-geral em pleno funcionamento na OTCA, para o fortalecimento da organização e dos países amazônicos. Convidou, ainda, o Peru a juntar-se à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada pelo Brasil no âmbito do G20.

Artigo Anterior

A esquerda não superou os erros do passado, afirma Francisco Fernandes Ladeira

Próximo Artigo

Tadeu Veneri condena desrespeito aos direitos dos povos indígenas no estado do Paraná

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!