O presidente Lula (PT) recebeu um telefonema da presidenta do Peru, Dina Boluarte, na tarde desta quarta-feira (28), acompanhado do assessor especial Celso Amorim. Durante a conversa, de cerca de 35 minutos, ambos reafirmaram a importância da democracia e da integração política, econômica e logística sul-americana.
Boluarte recordou a reunião que ambos mantiveram em Belém (PA), à margem da Cúpula da Amazônia, há um ano, e agradeceu o apoio brasileiro na representação dos interesses do país na Venezuela após o rompimento de relações diplomáticas. Agradeceu igualmente a posição assumida pelo Brasil de buscar uma solução para o impasse eleitoral na Venezuela.
Lula agradeceu o convite peruano para a participação na cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), em novembro próximo, em Lima, e manifestou interesse em comparecer.
Comentou sobre a necessidade de ter uma secretaria-geral em pleno funcionamento na OTCA, para o fortalecimento da organização e dos países amazônicos. Convidou, ainda, o Peru a juntar-se à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada pelo Brasil no âmbito do G20.