Carro sendo arrastado na enchente do Texas. Foto: Reprodução/ X

Pelo menos 46 pessoas morreram após uma enchente atingir o centro do Texas, nos Estados Unidos, entre a noite de quinta-feira (3) e a manhã da sexta (4). As chuvas intensas provocaram o transbordamento do Rio Guadalupe, que avançou sobre cidades como Kerrville e Hunt. Três das vítimas fatais são meninas com idades entre 8 e 9 anos, que estavam em um acampamento de verão na região.

As autoridades informaram que outras 37 pessoas seguem desaparecidas, enquanto mais de 850 foram resgatadas pelas equipes de emergência. O número de feridos chega a oito, segundo o xerife do condado de Kerr. A operação de buscas mobiliza mais de mil socorristas e ocorre em pelo menos 15 condados afetados pelas inundações.

As três crianças encontradas sem vida participavam das atividades do Camp Mystic, um acampamento cristão situado às margens do Rio Guadalupe. A força da água elevou o nível do rio de 2,1 para 8,8 metros em menos de duas horas. Entre as vítimas estão Renee Smajstrla e Sarah Mars, ambas de 8 anos, e Janet Hunt, de 9. A confirmação das mortes foi feita por familiares, que se manifestaram por redes sociais e à imprensa.

As buscas por outras crianças que estavam no acampamento continuam. O vice-governador do Texas, Dan Patrick, pediu que a população ore pelas desaparecidas. “Daquelas de se ajoelhar mesmo, para que a gente encontre essas meninas”, declarou. Enquanto isso, pais e parentes utilizam redes sociais e centros de reunião para tentar localizar os filhos.

Em Hunt, cidade próxima a Kerrville, uma das vítimas das enchentes foi Jane Ragsdale, diretora do acampamento Heart O’ Hills. Em nota, a administração do local afirmou que ela era “o coração e a alma” do acampamento. Apesar de não estar funcionando no momento da tragédia, a enchente também atingiu a região e surpreendeu os moradores.

A cidade de Kerrville foi uma das mais devastadas. Vídeos divulgados online mostram casas e árvores sendo arrastadas pela correnteza. O avanço repentino da água obrigou moradores a fugirem de barco e até passarem por fios de energia caídos para escapar, segundo relatos à imprensa local.

Cerca de 6.200 pessoas estão sem energia elétrica, com os maiores prejuízos registrados nos condados de Burnet e Kerr. As autoridades explicam que o volume de chuva foi muito maior do que o previsto. Dois braços do Rio Guadalupe se encontraram e intensificaram a força da cheia.

O presidente Donald Trump classificou o episódio como “chocante” e prometeu ajuda federal ao Texas, em coordenação com o governador Greg Abbott. A primeira-dama Melania Trump também se manifestou, enviando condolências às famílias e desejando força e conforto aos afetados.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/07/2025