Quase 50% dentre mais de 1100 empresas chinesas que atuam com comércio exterior vão reduzir seus negócios com os Estados Unidos por conta da política tarifária imposta pelo presidente Donald Trump, segundo dados da agência de promoção de comércio exterior e investimentos da China.
A pesquisa elaborada pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional destaca que 75,3% das empresas pesquisadas pretendem expandir seus negócios com os mercados emergentes, como forma de compensar a redução nas exportações para o mercado norte-americano.
Em entrevista coletiva, o porta-voz do conselho de promoção comercial, Zhao Ping, destacou que as frequentes mudanças na política tarifária norte-americana aumentaram de forma considerável a incerteza, dificultando o planejamento a longo prazo para os fabricantes chineses.
Diante disso, os exportadores chineses estão adotando outras estratégias, como a busca por novos mercados e a impulsão do mercado doméstico, “fortalecendo as cadeias de suprimentos e se adaptando às mudanças para superar os desafios atuais”, acrescentou Ping.
Os esforços para expandir o engajamento internacional também estão se acelerando, já que o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional organizou 184 delegações de empresários chineses para visitar e realizar intercâmbios com 45 países e regiões desde o início deste ano.