O crescimento do número de mulheres no mercado de trabalho é um fato bem estabelecido. No entanto, para aquelas que desejam empreender, os obstáculos podem ser ainda mais desafiadores.
De acordo com o Monitor Global de Empreendedorismo, realizado pelo Sebrae e Anegepe, quase 70% dos brasileiros entre 18 e 64 anos estavam envolvidos com empreendedorismo em 2022. Eram 42 milhões de empreendedores ativos.
Apesar do crescimento, a pesquisa “Características dos Empreendedores: Empreendedorismo Feminino”, divulgada pelo Sebrae, mostra que as mulheres recebem menos apoio para abrir ou gerir pequenas empresas. Além disso, elas dedicam menos horas aos seus negócios, já que investem quase o dobro do tempo em cuidados familiares e afazeres domésticos. Mesmo assim, o IBGE aponta que 34,4% dos negócios no Brasil em 2022 eram liderados por mulheres, totalizando 10,3 milhões de empreendedoras.
A fundadora da Karu, agência de marketing, destaca que o caminho do empreendedorismo exige coragem e persistência. “Dedicação aos detalhes, crença na ideia e persistência para crescer são essenciais. Processos consistentes, visão de médio e longo prazo e planejamento são pilares para construir um negócio sólido,” comenta.
Desafios e superação no empreendedorismo feminino
Mulheres empreendedoras enfrentam o desafio de provar diariamente a eficiência e experiência em um cenário dominado por homens. “É necessário demonstrar constantemente a qualidade do trabalho, a excelência nas entregas e o conhecimento do negócio. Ser uma mulher empreendedora significa reafirmar sua capacidade todos os dias,” explica.
Dicas para empreendedoras
Para ajudar mulheres que desejam se destacar no mercado de trabalho e ter sucesso com seus negócios, compartilha cinco dicas importantes:
1. Confie no que está desenvolvendo
“Desenvolva seu negócio com foco. Acredite no seu repertório e nos seus objetivos profissionais. Ter confiança na sua ideia e nos seus objetivos é crucial nessa fase inicial,” indica.
2. Encontre seu diferencial
“Construa sua trajetória profissional com base em projetos bem-sucedidos e aprendizados de erros. Conecte soluções ao cenário do negócio, entenda o core business e teste diferentes abordagens. O diferencial surgirá naturalmente ao identificar uma lacuna no mercado que seu negócio pode preencher”, aconselha.
3. Planejamento e acompanhamento são essenciais
“Traçar um plano é importante, mas acompanhar o progresso é fundamental. Aferir indicadores de sucesso é tão importante quanto construir a hipótese de caminho”.
4. Confie no networking
“É clichê, mas verdade: sozinhas vamos mais rápido, juntas vamos mais longe. Ter pessoas de confiança, mentores e colegas para colaborar ou validar ideias é crucial para alinhar soluções às necessidades do mercado”, afirmou.
5. Faça benchmarking
“Networking não é só para conseguir novos clientes. Aprender com quem já atua no mercado, discutir negócios e desafios acelera decisões e crescimento,” conclui.