O governo dos Estados Unidos suspendeu o agendamento de novas entrevistas para os interessados em obter visto de estudante, em mais uma frente de ataque às universidades locais.

Telegrama obtido pelo site Politico indica que tal decisão foi tomada uma vez que o governo de Donald Trump estuda a possibilidade de examinar as mídias sociais dos estudantes interessados em ingressar no país.

“Afetado imediatamente, em preparação para uma expansão da triagem e verificação de mídia social necessárias, as seções consulares não devem adicionar qualquer capacidade adicional de consulta de visto de estudante ou visitante de intercâmbio (F, M e J) até que seja emitida uma orientação adicional, que antecipamos nos próximos dias”, afirma o telegrama, assinado pelo secretário de Estado Marco Rubio.

O documento não especifica o que seria examinado na análise das redes sociais, as tudo indica que o combate ao antissemitismo é uma das razões consideradas.

O governo Trump chegou a impor alguns requisitos de triagem, que até então foram direcionados a estudantes que podem ter participado de manifestações contra a operação militar de Israel na Faixa de Gaza.

Recentemente, Trump barrou o acesso de estudantes estrangeiros à Harvard University, em decisão que levou a instituição a começar uma batalha judicial contra a medida.

Leia Também

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 27/05/2025