A Embaixada dos Estados Unidos ampliou a crise diplomática com o Brasil ao respaldar ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Na sua conta no X [antigo Twitter], a representação respostou um texto pelo qual acusa o magistrado de ser “coração pulsante” de perseguição contra Jair Bolsonaro.
O texto repostado é de autoria do subsecretário de Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, republicado pela Embaixada.
Leia mais: Brasil reage a ameaças dos EUA com Pix no exterior e chegada da UnionPay
“Alexandre de Moraes é o coração pulsante do complexo de perseguição e censura contra Jair Bolsonaro, que por sua vez restringiu a liberdade de expressão na América. Graças à liderança do presidente Trump e do secretário Marco Rubio, estamos atentos — e estamos tomando providências”, diz a publicação.
A embaixada já tinha republicado um ataque de Rubio contra o Brasil: “Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas ao Supremo Tribunal de Moraes e ao governo Lula, em resposta aos ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio dos EUA. Esses ataques são vergonhosos e desrespeitam as tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estamos acompanhando de perto a situação”.
Até o momento nem o STF e nem a diplomacia brasileira se posicionaram sobre essa situação, que está sendo considerada também um ataque à soberania brasileira.