Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 15 aponta que, na cidade de São Paulo, 30% dos eleitores se declaram simpatizantes do partido político, enquanto 17% se identificam com o outro grupo político. No entanto, a parcela da população que se declara de orientação política conservadora (27%) supera a de esquerda (18%).
Trata-se de um cenário de estabilidade frente à rodada anterior, de julho. Na ocasião, havia 29% de simpatizantes do partido político e 17% do outro grupo político. No recorte ideológico, eram 26% os que se declaram conservadores e 20% os que se definiam como de esquerda.
Na nova rodada, 7% disseram não se identificar com nenhum dos dois grupos políticos e 24% responderam ser neutros.
O Datafolha levou em conta uma escala de 1 (mais próximo ao outro grupo político) a 5 (mais próximo ao partido político). Considerando os simpatizantes do partido político e os que se dizem mais próximos das ideias do partido, o total vai a 44%, ante 25% do outro grupo político e dos mais próximos a esse grupo.
Para a pesquisa, o instituto entrevistou presencialmente 1.092 eleitores na capital paulista entre 6 e 7 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais e o registro na Justiça Eleitoral é SP-03279/2024.