Legendas do campo democrático se reuniram na sede do PT e ressaltaram defesa da soberania nacional frente aos ataques da extrema direita e de Donald Trump
Em reunião realizada nesta quarta-feira (27), em Brasília, partidos do campo democrático reforçaram a defesa da democracia e da soberania nacional frente aos ataques da extrema direita, dos bolsonaristas e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A reunião ocorreu na sede do PT, em Brasília, e contou com representantes do PDT, PSOL, Rede, PV, PSB, PCdoB e Cidadania.
Após o encontro, ocorreu uma coletiva de imprensa. O presidente do PT, Edinho Silva, destacou que esta é a segunda reunião entre os presidentes de partidos, mas que a situação se agravou diante dos ataques do governo Trump ao Brasil e suas instituições e seu povo. “Essa é a segunda reunião que realizamos no último período. A primeira foi na sede do PDT. Vamos nos mobilizar para que seja constante estas reuniões. É consenso entre nós, da última reunião que realizamos a conjuntura se agravou, diante das atitudes do Donald Trump. No entanto, é consenso entre nós que a capacidade dos nossos partidos e a capacidade do presidente Lula em responder a isso cresceu bastante. E a capacidade de resposta é em relação ao diálogo”, afirmou.
Edinho afirmou que o encontro debateu a defesa da soberania e a importância de envolver o povo na defesa do país, com foco para o 7 de setembro, que reforça nossa independência de nações estrangeiras. “Debatemos os ataques às nossas instituições, ao Estado brasileiro, ao povo brasileiro e ao Brasil enquanto país soberano. Também debatemos sobre a importância das nossas respostas e o 7 de setembro. A importância de chamar a população na defesa da soberania nacional, dos interesses do nosso país”, completou Edinho.
Leia também – Edinho Silva: “O Brasil não é quintal dos Estados Unidos”
Paula Coradi, presidenta do Psol, reforçou a importância do diálogo e de uma agenda conjunta entre partidos democráticos para enfrentar o golpismo bolsonarista. “Para nós do Psol, consideramos um espaço muito importante, não só da unidade eleitoral, mas da unidade política, da agenda e do programa sobre como vamos reconstruir o Brasil. Diálogo é fundamental, principalmente nos temas como a soberania, para enfrentar um dos piores ataques imperialistas que enfrentamos nos últimos tempos. Ataques que estão sendo articulados pela família Bolsonaro para tentar livrar a pele de quem tentou dar golpe no Brasil”, destacou.
Participaram do encontro o presidente do PT, Edinho Silva, presidente do PDT, Carlos Lupi, presidenta do Psol, Paula Coradi, presidente Nacional da Rede, Paulo Lamac, Carlos Siqueira, secretário de Relações Interpartidárias do PSB, Nádia Campeão, secretária de Organização do PCdoB, Reynaldo Moraes, vice-presidente do PV e Regis Cavalcanti, secretário-Geral do Cidadania.
PTNacional