Nesta sexta-feira (28), a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), participou de uma plenária com a militância no Recife (PE), onde reforçou a importância da unidade e da estratégia eleitoral do partido. A agenda de Gleisi pelo estado contou com a presença dos senadores do PT Humberto Costa e Teresa Leitão, do deputado federal Carlos Veras, da vereadora Liana Cirne, além de diversas lideranças petistas locais.
Em seu discurso, Gleisi abordou as dificuldades enfrentadas pelo partido nas eleições anteriores e a necessidade de consolidar uma base de apoio forte para as próximas disputas eleitorais.
“Vocês lembram da campanha de 2020, né? Campanha difícil. Tem uma campanha mais difícil que a de 2020 que foi de 2016, quando a gente teve uma queda homérica no número de prefeitas, no número de vereadores, vereadoras. Perdemos o município de São Paulo. Foi muito ruim aquela. E 2020 repetiu. Nós repetimos, fomos no mesmo patamar de número de prefeitos, um pouquinho menos de número de vereadores”, relembrou a presidenta.
Candidaturas próprias
A presidenta do PT enfatizou a estratégia adotada pelo partido nas últimas eleições municipais, focada em lançar candidaturas próprias mesmo em cenários adversos, visando fortalecer o partido para as eleições gerais de 2022.
“Nós tínhamos que ficar de lado, a gente enfrentando aquela batalha da Lava Jato, Lula saído da prisão. O que foi a nossa tática eleitoral? Vamos nos defender. Então vamos lançar a candidatura onde a gente puder, mesmo que não ganhe, a gente vai defender o partido, vai para cima e vai preparar a eleição de 22. E deu certo essa estratégia, pois chegamos em 2022 e ganhamos a eleição”, afirmou.
Alianças estratégicas
Gleisi destacou também a importância de alianças estratégicas para ampliar o campo progressista e enfrentar a extrema-direita nas eleições de 2026. “Uma coisa que tem que balizar nossa política de aliança é quem vai estar com o Lula em 26, vai estar no nosso palanque em 26, vai estar contra Bolsonaro. A disputa vai ser de novo nosso campo contra Bolsonaro, contra a extrema direita. Então nós precisamos formar um campo para enfrentar essa gente em 26, com aqueles que se dispõem a estar do nosso lado”, disse.
Guias para candidatos e candidatas
A presidenta do PT também falou sobre as publicações lançadas pela Fundação Perseu Abramo (FPA) para os candidatos e candidatas do Partido dos Trabalhadores (PT) às próximas eleições municipais.
As cartilhas “Subsídios e Contribuições para Programas de Governo”; “Em cada canto Um Brasil Seguro: Contribuições para o Plano de Segurança das Cidades”; e “Passo a Passo Para o Trabalho de Base” têm o objetivo de orientar e capacitar as candidaturas a desenvolverem programas de governo alinhados com os princípios e objetivos do partido, abordando temas cruciais para a gestão pública municipal e a segurança pública.
Acesse as cartilhas:
Subsídios e Contribuições para Programas de Governo