O senador Rogério Carvalho (PT-SE) participou, ao lado do presidente Lula, do Fórum Empresarial Brasil-China, um dos mais importantes debates entre os dois países que reuniu autoridades e empresários brasileiros e chineses com o objetivo de estreitar relações e fomentar investimentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, a modernização do Estado brasileiro e a ampliação da cooperação econômica e tecnológica. O evento, que aconteceu em Pequim, capital da China, foi realizado nesta segunda-feira (12/5).
“Este fórum é um espaço estratégico para que Brasil e China fortaleçam laços e ampliem parcerias que impactam diretamente na geração de empregos, no avanço da tecnologia e na reindustrialização do nosso país. Estamos aqui para abrir caminhos concretos de desenvolvimento com soberania”, afirmou o senador, acrescentando que, na oportunidade, o presidente Lula também anunciou R$ 27 bilhões em novos investimentos da China no Brasil.
Na sequência das atividades do dia, Carvalho se reuniu com executivos da Huawei Technologies, gigante global do setor de tecnologia e principal fornecedora mundial de equipamentos para redes e telecomunicações. Durante o encontro, foram discutidas oportunidades de cooperação voltadas à ampliação da conectividade, transformação digital e geração de empregos de alta qualificação no Brasil, com especial atenção ao Nordeste.

“Estamos discutindo possibilidades concretas de cooperação tecnológica que podem transformar a infraestrutura digital do nosso país. O desenvolvimento nacional passa por investimentos estratégicos em inovação, e a Huawei é um dos principais atores globais nesse campo”, completou.
A Huawei, além de liderar o mercado brasileiro de banda larga fixa e móvel em parceria com as maiores operadoras de telecomunicações, desenvolve soluções tecnológicas para diversos setores — incluindo finanças, transporte, mineração e energia — tanto na esfera pública quanto na privada.

A agenda internacional do senador Rogério Carvalho faz parte da comitiva oficial do presidente Lula e reafirma o compromisso do Brasil com a construção de parcerias que promovam a soberania digital e a inclusão tecnológica. “Queremos que o Brasil seja não apenas consumidor de tecnologia, mas também produtor de soluções que integrem inteligência, inclusão e soberania digital”, concluiu o senador.
