Um dia após receber o título de cidadã recifense, a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), ao lado dos senadores pernambucanos Humberto Costa e Teresa Leitão, concedeu entrevista coletiva no Recife, nesta sexta-feira (28), para apresentar o pré-candidato do partido à prefeitura de Olinda, vereador Vinícius Castello, e o também petista Mozar Sales como vice na chapa do prefeito da capital, João Campos. Sales vai concorrer pela federação com PCdoB e PV, apoiado pelo PSB.
Gleisi, mais uma vez, destacou a importância das alianças e expressou sua satisfação com as chapas que estão se formando. “Chegamos aqui à pré-candidatura do Vini e eu fico muito feliz. Tenho certeza que teremos sucesso e vamos ter sucesso aqui no Recife também. Vamos fazer o debate para construir um caminho para ter vitórias importantes do campo progressista”, ressaltou, ao enfatizar a aliança com PSB.
“Primeiro quero reafirmar a nossa aliança com o PSB. Isso não impede de a gente fazer uma conversa sobre composição num cenário de muita tranquilidade. É a conversa que dirige a política e nos trouxe até aqui e nos possibilitou, desde 2018, pós-eleição de Fernando Haddad, a gente construir esse campo de aliança nacionalmente, em que está o PCdoB, o PV, o PSB, o PDT, o Psol, a Rede. Esse campo é muito importante para nós do ponto de vista da disputa no Brasil”, destacou, completando que a política é construção, sem imposição, porque não há método diferente que não seja o da conversa.
Perguntada sobre a chapa no Recife, Gleisi afirmou que não há resposta antes de sentar com os partidos e conversar. “Temos uma conversa no âmbito da federação. É preciso lembrar que a federação é um partido do ponto de vista eleitoral. Temos que ir de maneira coesionada, não só aqui, mas no Brasil inteiro. É um exercício porque é a primeira vez que a gente está disputando uma eleição municipal com três partidos. É um exercício de democracia inigualável”, assinalou, ao dizer que muitas vezes gostaria que as decisões fossem mais rápidas.
Leia Mais: Em Pernambuco, Gleisi participa de plenária e mobiliza militância petista
Em sua fala durante o evento, o pré-candidato Mozart Sales disse que a chapa à prefeitura de Recife tem a missão de ganhar as eleições para ajudar o presidente Lula a alavancar projetos importantes para diminuir as desigualdades, aprofundando as políticas públicas.
Sobre a pré-candidatura de Vinícius Castello em Olinda, Gleisi afirmou que todos os partidos foram consultados. “Depois de muito conversar, chegamos à decisão de que o nome seria o Vinícius e fomos todos juntos”, sublinhou, ao avaliar que as composições têm sido muito positivas.
“Acho que vamos ter um desempenho melhor do que tivemos em 2020, seja para prefeito seja para vereadores. Ter prefeitos e prefeitas do campo democrático e progressista que vão estar no palanque em 2026 contra a extrema direita, esse para nós é o principal objetivo dessa eleição”, salientou.
Volta do Orçamento Participativo
Neto de lavadeira e filho empregada doméstica, o pré-candidato à prefeitura de Olinda tem 29 anos. Era morador de um beco da periferia de Olinda, perto de uma encosta. Ele contou que, quando chovia, não podia dormir em seu quarto com medo de desmoronamentos. “Essa casa foi transformada através da política do governo Lula”, relatou o vereador em primeiro mandato.
“A gente só vai mudar quando quem estiver à frente da cidade saiba o que é ser da classe trabalhadora, saiba o que é ser pobre, o que é viver diante tantas desigualdades”, ressaltou Vinicius, que trabalha na construção de um plano de governo para que Olinda tenha não só participação popular como também o Orçamento Participativo, marca das gestões petistas.
“Não tenho dúvidas que somos nós que temos a capacidade de governança, mas principalmente de promover a participação popular”, salientou.
Ainda no evento, o deputado federal Pedro Campos (PSB), celebrou a construção da unidade pelo campo de forças da federação e que o PSB, desde o primeiro momento, se colocou à disposição para estar junto em torno de um projeto de mudança em Olinda. “O desejo e a vontade do PSB é poder construir essa campanha ao lado do Vinícius Castello desse projeto de mudança”, afirmou.
Já o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) disse que o apoio do seu partido à candidatura de Vinícius é um projeto que tem tudo para ser vitorioso.
Leia Mais: FPA lança guias com diretrizes essenciais para candidatos do PT às eleições municipais
Da Redação